Com informações da Assessoria – A 17ª edição da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra – acaba de divulgar sua programação oficial. Um dos mais tradicionais festivais de artes cênicas do país, o evento acontece entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro, em Angra dos Reis (RJ), com apresentações na Tenda e no Teatro Municipal da cidade.
Serão 30 espetáculos, incluindo quatro estreias nacionais, grandes nomes do teatro brasileiro, produções infantis e sessões de comédia. Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla, com preços populares.
Entre os destaques desta edição estão Vera Holtz, com o monólogo de sucesso “Ficções”; José de Abreu, com o drama “A Baleia”; e Mel Lisboa, protagonista do fenômeno “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, que ficou 16 meses com sessões esgotadas no Rio e em SP.

Diogo Vilela será o grande homenageado
Com 55 anos de carreira, Diogo Vilela é o homenageado da FITA 2025. O ator vai apresentar seu novo espetáculo “O Bem Amado” e receberá a honraria máxima do festival, que no ano passado celebrou Othon Bastos. Diogo iniciou a carreira ainda na infância e consolidou sua trajetória em clássicos como Hamlet, Solidão, a Comédia e Cauby! Cauby!.
A FITA também será palco de estreias nacionais, com montagens vindas de diversos estados:
- “Gente de Classe” (Grupo Carmin – RN)
- “Desertos” (Saulo Sisnando – PA)
- “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” (com direção de Eric Lenate)
- “Chez Tois” (de Dan Rosseto, com Barbara Bruno)
Além disso, a programação inclui sessões da mostra Fitinha, voltada para o público infantil, e atrações como “Dois Contra o Mundo”, em homenagem a Domingos Oliveira.
Prêmio FITA e incentivo à cultura
Idealizada por João Carlos Rabello, a FITA mantém sua missão de difundir o teatro nacional, fortalecer novas dramaturgias e proporcionar acesso democrático à arte. Durante o festival, os espetáculos são avaliados por um júri técnico e pelo voto popular. A iniciativa conta com o apoio da ENEL, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Angra e da TurisAngra.
Confira alguns dos principais espetáculos do festival:
- 22/08 – A Palavra que Resta (Atores de Laura)
- 24/08 – Desertos (Estreia Nacional – PA)
- 27/08 – Ficções, com Vera Holtz
- 28/08 – A Baleia, com José de Abreu
- 30/08 – Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, com Mel Lisboa
- 06/09 – O Bem Amado, com Diogo Vilela
- 07/09 – As Portas só se Abrem por Dentro, encerramento









