Por Norton Lima Jr – 1️⃣ Trump sendo Trump provocou Xi Jinping a agradecer aos Estados Unidos pelo sangue dos americanos derramado para livrar à China do Japão fascista há #80 anos. E mandou um beijo para Putin e Kim Jong Un pela “conspiração” contra os Estados Unidos.
2️⃣ Trump está certo. A rendição do Japão não tem nada a ver com a China. Mas Putin não está conspirando. Está, por força das circunstâncias, ainda em dupla retórica. A política externa dos governos Democratas foi desastrosa.
3️⃣ Estados democráticos e Estados não-democráticos são como água e óleo. Trump, por mais que goste de Putin, terá que enfrentar essa cruel e dura evidência.
4️⃣ Ainda não deu certo o plano da China de consolidar o bloco econômico e político alternativo aos Estados Unidos. Também não deu certo os planos da China de tornar a rota da seda o centro do mundo e da nova ordem mundial, com todos a depender de sua hegemonia.
5️⃣ Consolando o Gerdau, que se disse um “analfabeto estratégico”, diante do atual caos, todas as questões cabem em uma só pergunta: haverá a tal multipolaridade sem os Estados Unidos? Não. E essa é a comédia.
6️⃣ Estão a usar o conceito geopolítico de multipolaridade em argumentos a favor da bipolaridade. Uma multipolaridade distribui forças entre múltiplos polos, em vez de concentrar em um ou dois centros de influência. Multipolaridade não é unipolaridade ou bipolaridade.
7️⃣ É impossível marginalizar os Estados Unidos no mundo, porque os Estados Unidos continuam o polo indispensável para a liquidez, liderando em métricas a economia, tecnologia, inovação e projeção militar. Só e só.
_____________________________________________
*Norton Lima Jr. é jornalista formado pela
Universidade Federal do Ceará (UFCE)










