Da Redação do Blog — A operação da Polícia Federal em Fernando de Noronha, publicada com exclusividade pelo nosso Blog foi confirmada, há pouco, pela assessoria do órgão.
As investigações miraram uma suposta associação criminosa especializada na prática de ilícitos relacionados ao tráfico de drogas. As investigações apontaram que o grupo criminoso investigado seria responsável pelo envio e comércio ilegal de entorpecentes na ilha de Fernando de Noronha.
O advogado Anderson Flexa Leite, que representa um das investigadas, enviou nota ao Blog para rebater a informação de que houve prisões durante a ação.
Segundo ele, a operação se limitou ao cumprimento de dois mandados de busca e apreensão de celulares e equipamentos eletrônicos, sem a prisão de pessoas. Ele não nega, no entanto, que sua cliente responde processo por associação ao tráfico de drogas, como consta no inquérito que tramita na 12ª Vara Criminal da Capital. Afirma, no entanto, que a PF fez apenas uma busca e apreensão levando os dois celulares das investigadas.
Leia a nota do advogado:
Na qualidade de advogado e em respeito à necessária preservação da verdade dos fatos, venho, por meio da presente, esclarecer o equívoco contido em nota publicada neste blog na data de 05 de setembro de 2025, referente à operação deflagrada pela Polícia Federal em Fernando de Noronha.
Constou da publicação que a mencionada operação teria resultado na prisão de duas mulheres investigadas por associação ao tráfico de drogas.
Contudo, tal informação não corresponde à realidade. Conforme registros oficiais, não houve prisão de pessoas, tendo sido a diligência restrita ao cumprimento de dois mandados de busca e apreensão de aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos.
Assim, por imperativo de correção jornalística, e em atenção aos princípios constitucionais que resguardam a honra, a imagem e a dignidade da pessoa humana (art. 5º, X, da CF/88), cumpre registrar que a notícia anteriormente veiculada não reflete a realidade fática, razão pela qual esta errata serve para restabelecer a verdade.
Confira a informação da PF:
A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã de hoje (05/09/2025) as operações Envio Ilegal e Carga Esquecida, com a finalidade de reprimir a atuação de uma suposta associação criminosa especializada na prática de ilícitos relacionados ao tráfico de drogas. As investigações apontaram que o grupo criminoso investigado seria responsável pelo envio e comércio ilegal de entorpecentes na ilha de Fernando de Noronha.
Foram cumpridos 04 (quatro) Mandados de Busca e Apreensão na ilha de Fernando de Noronha e no município de Jaboatão dos Guararapes. Durante as diligências foram apreendidas diversas mídias digitais de armazenamento de dados, material que auxiliará na continuidade das investigações, possibilitando a identificação de todos os envolvidos no esquema criminoso. Os crimes investigados são de tráfico de drogas e associação para o tráfico.









