Por Ricardo Antunes e Luiz Roberto Marinho – O juiz Rodrigo Caldas Viana, da Vara Única de Tamandaré, no Litoral Sul, determinou a suspensão imediata das obras de reparo da Torre 8 do Eco Resort Praia dos Carneiros, de modo a preservar as falhas estruturais de construção para perícia técnica. Moradores da Torre 8 e 9 temem o desabamento.
Erguido originalmente pela construtora Conic, do Recife, o Eco Resort é um dos maiores empreendimentos do litoral pernambucano, com preços dos flats variando de R$ 650 mil, a unidade de um quarto, a R$ 1,5 milhão, de três quartos.
.
Localizado ao lado do cartão postal da igrejinha da praia dos Carneiros, a capela de São Benedito, tem mais de 400 unidades, entre flats e bangalôs, sete piscinas, saunas, SPAs, restaurantes, academia, salões de jogos, quadras esportivas.
O juiz acolheu ação dos compradores Sílvia Cecília Brandão Bezerra, Lorena Guimarães de Lemos e Alípio Lima Filho, que constataram, desde o final do ano passado, “fissuração, trincas, infiltrações e deformações estruturais” na Torre 8, onde possuem unidades. Alegaram que o condomínio promove apenas “intervenções paliativas”, sem esclarecer os problemas estruturais.
Segundo eles, comunicado do próprio condomínio reconheceu deslocamento de terra no talude da Torre 8 – plano de terreno inclinado que garante a estabilidade do aterro. Afirmam, ainda, que “relatórios de obras evidenciam falhas técnicas graves na execução das intervenções”.
O juiz Rodrigo Caldas Viana aceitou as argumentações e mandou parar as intervenções para evitar que mascarem as falhas estruturais e comprometam a produção de provas. Nomeou a empresa Firme Engenharia e Avaliações, especializada em estruturas e fundações, para realizar a perícia e determinou ao condomínio que apresente, em 15 dias, toda a documentação técnica sobre a construção da Torre 8.
A preocupação é ainda maior, pois a Torre 9 do empreendimento, já registrou um acidente geotécnico. Uum deslizamento de terra descomunal deslocou 12 cm de uma placa de concreto sobre a outra no muro de arrimo abaixo das torres. O acidente catastrófico não ocorreu graças a intervenção de um profissional que estava no local e criou urgente uma berma de equilíbrio colada ao muro de arrimo.
O Eco Resort Praia dos Carneiros foi autuado, ano passado, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por lançamento de esgoto na praia. É um dos empreendimentos mais procurados em Pernambuco para locação.
O Outro Lado
Não conseguimos contato com o condomínio. O espaço está aberto a manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.










