Com informações da Veja e da Redação do Blog – Acompanhada de citações da tramitação do PL da Anistia e da PEC da Blindagem, a convocação para as manifestações contra a proposição que prevê que ações que tenham parlamentares como alvo só poderão avançar com aval do Congresso está entre os assuntos mais comentados do X.
De acordo com levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, o termo “Dia 21 povo na rua”, em referência aos atos convocados para protestar contra a aprovação da PEC da Blindagem e da urgência do PL da Anistia nesta semana na Câmara, ultrapassou a barreira das 470 mil menções, ocupando o 5º lugar nos Trending Topics Brasil.
Organizadas por movimentos sociais, as manifestações foram convocadas após deputados aprovarem na quarta-feira a PEC da Blindagem e o requerimento para acelerar a tramitação do PL da Anistia.
A expectativa é que o primeiro projeto seja enterrado no Senado, onde tramita agora. No caso da anistia, líderes do Centrão avaliam que deputados ajustarão o texto, refutarão o perdão e ficarão restritos a revisar a dosimetria de penas para crimes cometidos pelos participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Classe artística
Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque se apresentarão neste domingo (21) em Copacabana, Rio de Janeiro, durante um protesto contra a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados. Os manifestantes também criticam um projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A PEC, chamada de “PEC da Bandidagem” por opositores, amplia a blindagem parlamentar mesmo em casos de crimes e gerou forte repercussão nas redes sociais. A concentração no Rio será às 14h, no Posto 5, e em Salvador começará às 9h, no Morro do Cristo, na Barra.









