Da Redação do Blog — A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (13) que pretende fechar o capital no Brasil e deixar de ter ações listadas na B3, a Bolsa de Valores. A medida faz parte do plano de reestruturação e corte de custos da companhia, que tenta se recuperar financeiramente após o processo de recuperação judicial. A informação é do Valor.
O Conselho de Administração já aprovou a proposta, que será votada em Assembleia Geral no dia 4 de novembro. Caso seja aprovada, a Gol deixará o Nível 2 da B3 e passará a operar como uma empresa privada, controlada integralmente pela Abra, holding que também comanda a Avianca, da Colômbia.
Com a saída da Gol da Bolsa, a Azul será a única companhia aérea com capital aberto no Brasil, já que a Latam tem ações listadas apenas no mercado chileno.
Segundo comunicado da empresa, a mudança busca simplificar a estrutura operacional e gerar sinergias. Cada acionista da Gol receberá novas ações da Gol Linhas Aéreas S.A. (GLA), que será a empresa incorporadora do grupo.
O anúncio ocorre duas semanas após o fim das negociações de fusão com a Azul e o encerramento do compartilhamento de voos entre as duas companhias — um “divórcio” que o mercado recebeu bem, por reduzir riscos regulatórios e de concorrência.








