Por Mayara Gomes – O Vice-Consulado de Portugal no Recife foi oficialmente extinto e elevado à categoria de Consulado-Geral de Portugal no Recife, em uma mudança que marca o fim de uma longa luta da comunidade luso-brasileira na região. A decisão faz parte da reforma da rede consular portuguesa no Brasil, concretizada pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em coordenação com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
A reestruturação consular resultou na extinção dos vice-consulados de Portugal em Recife, Belém do Pará, Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre. Em contrapartida, foram criados o Consulado-Geral de Portugal no Recife e os Consulados de Portugal nas demais cidades.
Segundo nota oficial, a reforma, há muito tempo considerada, mas sempre adiada, tem como objetivo reforçar o relacionamento bilateral com o Brasil e, ao mesmo tempo, servir melhor as comunidades portuguesas e brasileiras.
A medida também representa o cumprimento de um compromisso do Governo português com as comunidades portuguesas, ao reconhecer a diáspora como um ativo estratégico para o desenvolvimento nacional. A nova rede consular é vista como um instrumento essencial para garantir apoio consular e proximidade às populações, valorizando a ligação cultural, linguística e econômica com Portugal.








