Por Luiz Roberto Marinho – A possibilidade de fornecimento de ônibus movidos à eletricidade às empresas que concorrerão à renovação da permissão para as linhas a ser lançada no próximo ano pelo governo de Pernambuco é outro tema da agenda no Recife dos dirigentes da Railway Rolling Stock Corporation Sifang (CRRC), maior fabricante mundial em faturamento de equipamentos de transporte urbano.
A informação é do secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho, que faz uma primeira reunião nesta terça-feira (4), em São Paulo, com os dirigentes da CRRC, e participa de audiência deles, na quinta-feira (6), com a governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas.
No seu terceiro dia da sua visita à China, Raquel visitou em Qingdao a fábrica da CRRC para negociar a compra de vagões para o Metrô do Recife, que passará à gestão do governo de Pernambuco antes da concessão à iniciativa privada.

A governadora articula a antecipação de R$ 1 bilhão de recursos do governo federal para modernizar o metrô, de modo a torná-lo atraente à iniciativa privada, conseguindo obter um bom preço pela concessão.
Ficou acertada, na reunião em Qingdao, a vinda de dirigentes da CRRC ao Recife para dar prosseguimento às negociações, o que ocorre esta semana. A empresa chinesa já forneceu vagões aos metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.









