Do JC PE – Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba (SP) e conhecido como “Pefeito TikToker” por seus vídeos curtos promovendo a gestão da cidade, foi afastado do cargo por 180 dias nesta quinta-feira (6).
A medida, determinada pela Justiça, ocorre durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de irregularidades em contratos da saúde no município.
Operação Copia e Cola
A Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, teve início em abril de 2025 e investiga desvios de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba, ocorridos por meio de contratos emergenciais e termos de convênio com organizações sociais.
Nesta quinta-feira (6), a segunda fase da operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de determinar o sequestro de aproximadamente R$ 6,5 milhões em bens de investigados.
O afastamento de Rodrigo Manga foi uma das medidas cautelares autorizadas pela Justiça. Entre os presos, está o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito, suspeito de atuar como lobista e lavar dinheiro em contratos da prefeitura.









