Da Redação do Blog – Sócio do escritório Urbano Vitalino Advogados e especialista nas áreas de esportes e entretenimento, o advogado Leonardo Dias defenderá no seminário “Jornalismo, Política e Economia: Cenários para 2026”, na próxima sexta-feira (28), o que classifica como a Economia da Paixão, que é o uso massivo em esportes dos incentivos fiscais do Imposto de Renda.
Promovido pela Facto Seminários, o encontro, a partir das 14h, no Hotel Beach Class Convention By Mai, na Rua Maria Carolina, 661, em Boa Viagem, na Zona Sul, reunirá jornalistas e advogados renomados para debater as perspectivas políticas e econômicas do país em 2026, ano da eleição presidencial.
Segundo Leonardo Dias, especialista em montagens de SAFs (Sociedade Anônima de Futebol) e advogado de clubes e de artistas, Pernambuco, com 9 milhões de habitantes e torcidas apaixonadas, usa menos de 30% do seu potencial de incentivos fiscais no esporte, que são obtidos pela destinação ao segmento de 2% do IR devido pelas empresas.
“A Economia da Paixão conecta a paixão do torcedor ao capital, mas só funciona quando o dinheiro fica no estado”, explica ele, informando que dos R$ 60 bilhões movimentados anualmente pelos esportes e pelo entretenimento no Brasil, a participação de Pernambuco é de somente 5%.
Leonardo Dias afirma que interessa também às empresas destinar aos esportes 2% do IR devido, porque, de um lado, o torcedor consome ingressos e produtos e do outro as empresas transformam uma obrigação tributária em percepção e valorização da marca, reputação e retorno em mídia.
“É hora de transformar paixão em prosperidade”, propõe ele, lembrando que o uso de incentivos fiscais no esporte resulta, entre outros benefícios, na construção de centros de treinamento de alta performance e, em consequência, na formação de atletas competitivos.
Leonardo Dias é um dos quatro advogados painelistas e debatedores do seminário, todos com ampla visão do cenário político nacional. Os outros são Melillo Dinis, Guilherme Duarte e Luiz Guerra.

A esse time de respeitados advogados se juntarão no seminário “Jornalismo, Política e Economia: Cenários para 2026” cinco jornalistas renomados, que lidam no dia a dia com a movimentada cena política brasileira e têm muito a contar e analisar.
Estarão no Hotel Beach Class Convention By Mai, a partir de 14h da próxima sexta-feira, Paulo Cappelli, do portal Metrópoles; Juliana Dal Piva, do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP); Leandro Magalhães, ex-CNN, desde o início do mês no SBT; Wilson Lima, de O Antagonista, e Jô Mazzarolo, que dirigiu a TV Globo em Pernambuco por 23 anos.
Além da visão dos cenários de 2026 no país, o seminário oferece a oportunidade de networking e de troca de experiências com profissionais de alto nível em suas áreas de atuação. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no endereço https://encurtador.com.br/dLeV .








