Por André Beltrão – O seminário Cenários 2026 – Jornalismo, Política , Economia e Direito em Debate, promovido na sexta-feira (28), no Hotel Beach Class Convention By Mai, em Boa Viagem, na Zona Sul, pela Facto Seminários, do jornalista Ricardo Antunes, promoveu painéis e discussões de alto nível com quatro jornalistas e quatro advogados renomados no país, além de dirigentes empresariais.
Dono de um blog de jornalismo investigativo e de denúncias, Ricardo Antunes é polêmico e divide opiniões, mas sua paixão pelo jornalismo e pelo bom debate é inquestionável. É o que ficou comprovado pelo seu esforço em trazer para o Recife jornalistas de veículos como SBT, portal Metrópoles e o Antagonista e advogados envolvidos em grandes questões nacionais, no maior evento do ano em Pernambuco sobre política e economia.
A condenação e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus efeitos nas eleições de 2026 dominaram as discussões, que abordaram também a conjuntura econômica do país e do turismo em Pernambuco para uma plateia atenta de profissionais da comunicação e do Direito.
O seminário chegou à conclusão que os episódios envolvendo Bolsonaro não garantem a reeleição do presidente Lula em 2026, como afirmaram o advogado e analista político Melillo Diniz, dono de banca requisitada em Brasília, e o jornalista Wilson Lima, diretor da sucursal de Brasília de O Antagonista.

Melillo destacou que, mesmo com a prisão do ex-presidente, a “desidratação qualitativa” do bolsonarismo é pequena. Já Wilson Lima considerou que ninguém larga na frente para a Presidência da República Melillo destacou que, mesmo com a prisão do ex-presidente, a “desidratação qualitativa” do bolsonarismo é pequena. Já Wilson Lima considerou que ninguém larga na frente para a Presidência da República em 2026.
O presidente da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco), Bruno Veloso, diagnosticou no Cenários 2026 que a Selic, a taxa básica de juros, está “matando a economia”.
Segundo ele, embora a alta da Selic tenha por objetivo combater a inflação, sua distância de quase dez pontos porcentuais da taxa inflacionária, hoje de 4,9% em 12 meses, é exagerada.
“O que mais atrapalha o crescimento do país é uma taxa de juro muito alta. O remédio está matando o paciente”, sublinhou.

Já o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, detalhou o avanço do turismo em Pernambuco, demonstrado pelo salto gigantesco, em três anos, dos voos internacionais no Aeroporto dos Guararapes. “O Aeroporto dos Guararapes é o maior do Norte e Nordeste, contribuindo fortemente para o impulso do turismo no estado”, pontuou.
Outros painelistas e debatedores foram os jornalistas Paulo Cappelli, do portal Metrópoles; Leandro Magalhães, ex-CNN, desde o início de novembro no SBT, e Juliana Dal Piva, colunista do ICL Notícias, apresentadora do podcast “A vida secreta do Jair” e autora do livro “O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, best-seller em 2022 e finalista do prêmio Jabuti. Como Wilson Lima e Melillo Dinis, os três abordaram as perspectivas das eleições a partir da condenação e prisão de Bolsonaro.
Os advogados Guilherme Duarte, também diretor na América Latina da ONG internacional Repórteres Sem Fronteira, Luiz Guerra e Leonardo Dias apresentaram painéis palpitantes.
Expuseram, respectivamente, as ameaças das redes sociais à prática do bom jornalismo em época de eleições, a influência do Judiciário na política e a pouca explorada Economia da Paixão, que movimenta R$ 60 bilhões por ano no país na destinação aos esportes e ao entretenimento do imposto de renda devido pelas empresas.
O seminário Cenários foi sucesso total e será repetido em 2026, prometeu no evento Ricardo Antunes, seu idealizador.








