Da CNN – O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou nesta terça-feira o bloqueio “total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.
Em uma publicação nas redes sociais, o líder americano afirmou que a Venezuela está “cercada” e sugeriu que deve aumentar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro.
“A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul. Ela só vai crescer, e o choque para eles será como nada que já tenham visto antes — até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, as terras e outros ativos que anteriormente nos roubaram”, escreveu Trump.
Na publicação, Trump acusa Maduro de usar o petróleo para financiar o próprio regime, o tráfico de drogas e de pessoas, assassinatos e sequestros.
E segue dizendo que por muitos motivos, incluindo terrorismo e tráfico, o regime venezuelano foi designado como uma organização terrorista. “Portanto, hoje, estou ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”, afirma.
Trump diz ainda que não vai permitir que um regime hostil “se apodere” de petróleo, terras ou quaisquer outros ativos, que devem ser devolvidos aos Estados Unidos “imediatamente”.
Na semana passada, os Estados Unidos impuseram novas sanções a familiares do ditador Nicolás Maduro e a seis navios que transportavam petróleo da Venezuela. As sanções foram anunciadas depois que o governo Donald Trump apreendeu um petroleiro perto da Venezuela.
A ditadura venezuelana condenou a apreensão do petroleiro e denunciou o que chamou de “roubo descarado” e “pirataria internacional” dos Estados Unidos.
A apreensão do navio-tanque Skipper na costa da Venezuela na semana passada marcou a primeira captura de carga de petróleo venezuelana pelos EUA em meio à escalada de tensões na região.
O governo Trump tem mobilizado tropas e atacado barcos que supostamente transportavam drogas no Caribe e no Pacífico sob a justificativa de combater os cartéis. Mas a ditadura de Nicolás Maduro afirma que o real objetivo americano é promover a mudança de regime na Venezuela.








