Da Redação do Blog – Movimentos sociais e entidades estudantis estão convocando protesto na sexta-feira (23), a partir das 16h, na Praça da Independência, na área central, contra o aumento para R$ 4,50 nas passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife, aprovado na quinta-feira (15) pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).
O principal objetivo é pressionar o governo do estado a rever o reajuste, de 4,6%, o segundo em dois meses, cuja legalidade está sendo investigada pelo Ministério Público de Pernambuco. O MPPE acatou iniciativa da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, que tem representante no CSTM, e está analisando se procede a argumentação de que houve violação dos prazos regimentais e cerceamento da defesa na reunião do Conselho que concedeu o aumento.
Participam do protesto, além da Frente, a UNE (União Nacional dos Estudantes), a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a UEP (União dos Estudantes de Pernambuco) e a Umes-PE (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas). Os manifestantes vão reivindicar, também, a climatização e renovação da frota de ônibus sem repasse de custos aos usuários.










