Da Redação do Blog – Com seis alegorias e 30 trios elétricos para um público estimado em 2,5 milhões de foliões nos 6,5 quilômetros de percurso, o desfile do Galo da Madrugada, no sábado (14) , tem como tema “Frevo no Planeta Galo” , pregando a necessidade da preservação ambiental.
“É uma responsabilidade de todos nós cuidar do nosso planeta, da nossa fauna, flora, rios e mares, do meio ambiente como um todo. E queremos, nessa linda e gigantesca festa de rua, passar essa mensagem”, pontuou o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, em concorrida entrevista coletiva nesta terça-feira (10).
Com início pontualmente às 9h, o desfile começa no Forte das Cinco Pontas — tradicional ponto de concentração do bloco — e percorre vias do Centro do Recife, como Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol, em uma festa com duração aproximada de nove horas.
Serão mobilizados um efetivo de 2,5 mil seguranças privados e 200 diretores no apoio aos 30 trios e alegorias, mais de 100 profissionais de saúde, divididos em cinco postos de atendimento, e 10 ambulâncias/UTIs móveis, além de policiais militares e da Guarda Municipal.
O desfile de sábado, que fará uma homenagem aos 80 anos do músico Marcelo Melo, do Quinteto Violado, que irá desfilar no carro abre alas, terá a participação, entre nomes consagrados do Carnaval pernambucano, dos artistas Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Gustavo Travassos, Nonô Germano, Michelle Melo, Bia Villa-Chan e os maestros Spok e Forró.
Ícones do brega e referências da música pernambucana em nível nacional, as cantoras Raphaela Santos — em sua estreia no Galo — e Priscila Senna também participarão dos trios, assim como a paraibana e já veterana no bloco Elba Ramalho.
O camarote oficial do Galo, na Praça Sérgio Loreto, terá como tema “Embarque na nossa nave para o Planeta Galo” e recebe nomes como Roberta Miranda, Chico César, Natascha Falcão, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Alguns deles farão os tradicionais duetos com as atrações dos trios elétricos. O espaço também contará com shows musicais sob o comando de Charles Theone e Luciano Magno.
As dimensões das alegorias variam entre oito e doze metros de comprimento por três de largura. O abre-alas virá com um galo totalmente novo. A escultura, com seis metros de altura — a maior da história da alegoria — virá de asas abertas, nas cores da bandeira de Pernambuco.
Estima-se que o Galo da Madrugada gere, apenas no desfile do Sábado de Zé Pereira, cerca de 4,5 mil oportunidades diretas de geração de renda e 30 mil de forma indireta.
Patrocinam o desfile deste ano a Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Esportes da Sorte, Amstel, Bradesco, Seara, Cateno, Azul Linhas Aéreas, Vivo, Ala, Pneu Drive, Jeep, Pitú, O Boticário, Brasilgás, Esmaltec, Indaiá, Rádio Recife, Fecomércio, Suape, Prefeitura do Recife e governo de Pernambuco.












