Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Home Geral

Imagens inéditas mostram o que aconteceu minutos após a queda de Miguel

Menino de 5 anos morreu após cair de uma altura de 35 metros, em 2 de junho. Além da mãe e da avó da criança, TCE descobriu outra funcionária-fantasma que prestava serviços particulares à família do prefeito de Tamandaré, Sergio Hacker (PSB).

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
15/06/2020 - 08:34
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Do Fantástico — Imagens inéditas obtidas pelo Fantástico mostram o que aconteceu no prédio no Recife de onde Miguel Otávio, de 5 anos, caiu do 9º andar, nos minutos seguintes à queda da criança (veja vídeo acima). O relógio marcava 13h13 do dia 2 de junho. Após um passeio rápido com a cachorra dos patrões, Mirtes Renata Santana de Souza, mãe do menino, pegou o elevador para subir de volta ao 5º andar, quando o zelador do edifício entrou avisando que alguém tinha acabado de cair do prédio.

 

O circuito de câmeras de segurança do prédio mostram que, logo que saíram do elevador, Mirtes e o zelador foram ao local da queda. “Chega deu aquela dor no peito. Ainda apertou no botão errado de tão nervoso que a gente ficou. Saí correndo puxando a cadela. Era meu filho que estava lá estirado no chão”, disse Mirtes.

Mirtes Renata desce pelo elevador ao ser avisada que alguém havia caído de um dos andares do prédio.

O menino tinha caído dois minutos antes de uma altura de 35 metros. “Pedi tanto a Jesus e Nossa Senhora que tirasse minha vida e desse a ele. Nisso, veio o encarregado, segurou a mão de Miguel, ficou fazendo oração pedindo para Miguel respirar”, contou a mãe da criança.

Mirtes Renata se desespera ao confirmar que era Miguel quem havia caído.

O encarregado a que Mirtes se refere é o gerente de operações do condomínio, Thomaz Silva, que prestou depoimento à Polícia Civil na sexta-feira (12).

“Quem fez os primeiros socorros na criança fui eu. Foi uma cena muito triste, muito chocante. Infelizmente, eu senti o garoto indo embora. Ele apertou minha mão e eu dizendo a ele, aperta minha mão, aperta a mão do tio, a gente ainda vai jogar bola, reage, reage”, afirmou o funcionário após ser ouvido pelo delegado Ramon Teixeira, que investiga o caso.

 Imagens do circuito de segurança de prédio no Recife mostram minutos seguintes à queda de Miguel Otávio — Foto: Reprodução/TV Globo

Na entrevista exibida no Fantástico em 7 de junho, Mirtes relembrou tudo o que viveu naquele dia. Não pensou que podia ser o seu filho. Mas, ao chegar no local da queda, encontrou Miguel, único filho de Mirtes e único neto de Marta Maria Santana Alves.

Empregada doméstica Mirtes Renata precisou levar o filho ao trabalho no dia do acidente — Foto: Reprodução/TV Globo

Mãe e avó do menino moram juntas, agora sem o menino, mas a casa ainda está cheia de recordações que ele deixou por toda parte. “As paredes estão um pouco descascadas porque ele pegava as ferramentazinhas e queria brincar de pedreiro”, contou Mirtes.

Miguel brincava muito em todos os cantos da casa e na frente dela. Andava de patinete, de bicicleta, jogava bola. Só não gostava de ficar preso em casa. Quando Mirtes precisava sair e por algum motivo não podia levar o filho, ele aprontava.

“Subia na grade, ficava gritando mamãe, me leva, me leva. Escalava a grade, ficava balançando a grade direto. Era cheio de energia”, declarou a mãe.

Mãe e avó de Miguel moram juntas, agora sem o menino, mas na casa ainda cheia de recordações que ele deixou por toda parte — Foto: Reprodução/TV Globo

No dia 2 de junho, a mãe precisou levá-lo com ela para o trabalho. “Eu disse: ‘Sari, vou descer com Mel porque já passou um pouquinho do horário dela descer. Miguel ficou chorando um pouquinho. Eu disse: ‘Não, filho, fica aí que, daqui a pouco, mamãe volta’. Eu disse a ele ‘mamãe já volta’ três vezes”, disse.

Mirtes contou que Miguel ainda estava com pulsação. Ela deitou ao lado dele. Um minuto depois da queda, a patroa de Mirtes chegou ao local. Sari Corte Real é casada com Sérgio Hacker (PSB), prefeito do município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. A patroa olhou pra cima, conversou com o funcionário, falou com Mirtes e levou as mãos ao rosto.

Sari Côrte Real durante resgate do garoto Miguel.

“Um morador lá do prédio, ele é médico, foi lá, olhou meu filho e disse ‘ele tá vivo ainda, ele precisa ser socorrido logo’. A minha ex-patroa disse ‘a gente leva, a gente leva’”, afirmou Mirtes.

Sari subiu para pegar a chave do carro. Três minutos depois, ela desceu. O elevador parou no térreo e ela demorou a sair. Em seguida, foi até Mirtes, a quem consolou com um abraço. “Aí pegaram Miguel com todo cuidado do mundo”, disse a mãe do menino.

E desceram até a garagem para colocá-lo no carro. O menino chegou vivo ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

Miguel Otávio tinha 5 anos de idade e morreu ao cair de uma altura de 35 metros no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Um vídeo divulgado no dia seguinte revelou como Miguel chegou até o 9º andar do edifício. O menino entrou no elevador de serviço, e a patroa da mãe aperta o botão que leva à cobertura. Sozinho, ele apertou vários botões. Parou primeiro no sétimo andar, mas não desceu. Subiu mais dois andares, saiu e abriu uma porta. Apenas um minuto depois, ele caiu no térreo.

“Ela [a patroa] disse, no hospital, que ele tinha fugido do apartamento e estava driblando ela. Que entrou no elevador e não deu tempo dela segurar a porta”, disse Mirtes, emocionada.

Sari foi autuada em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e pagou fiança de R$ 20 mil para responder ao processo em liberdade. Em nota, o advogado afirmou que a ex-patroa de Mirtes aguarda a intimação para depor e que ela está profundamente abalada e que é solidária ao sentimento da família.

As câmeras de segurança registraram que, antes de subir sozinho, Miguel entrou outras quatro vezes nos elevadores e foi convencido por Sari a sair.

Sarí Côrte Real apertando o botão do elevador para Miguel Otávio.

“A assistente social veio falar para fazer a ficha de Miguel e eu fui. Fiz a ficha, ela pegou minha identidade, perguntou como tinha sido. Quando foi depois, a enfermeira pediu para sentar. Aquela dor no meu peito foi apertando, apertando mais ainda. Ela disse que meu filho não resistiu. Que meu filho não tinha resistido. Agora só me resta é a dor. Não vou ter mais meu filho junto de mim. Os planos que fazia pro meu filho foram interrompidos por uma falta de paciência”, contou Mirtes.

A manicure que estava atendendo Sari em casa no momento da queda de Miguel também prestou depoimento à polícia na sexta-feira (12), mas não quis dar entrevista. Na segunda-feira (8), os peritos voltaram ao prédio e foram categóricos: “Foi acidental”, disse o perito criminal André Amaral, do Instituto de Criminalística de Pernambuco.

Na segunda-feira (8), peritos voltaram ao prédio de onde Miguel caiu — Foto: Reprodução

A porta que ele abriu dá em um corredor com uma janela. É o único acesso à área de onde ele caiu. Segundo a perícia, o menino escalou a janela e usou a condensadora de ar-condicionado como escada para descer do outro lado. Depois, subiu na grade. Uma das hastes se soltou. Ele se desequilibrou e caiu.

O condomínio de luxo, no Centro do Recife, é um dos metros quadrados mais caros da capital pernambucana. Tem 126 metros de altura. São 38 andares. Cada um com dois apartamentos de quase 250 metros quadrados.

A área que o Miguel acessou é chamada de laje técnica, que é uma varanda pequena, do lado de fora de cada apartamento, onde ficam as condensadoras — Foto: Reprodução

A área que o Miguel acessou é chamada de laje técnica, que é uma varanda pequena, do lado de fora de cada apartamento, onde ficam as condensadoras — aquela parte externa do ar-condicionado. Além de evitar a poluição visual da fachada, esse espaço é mais seguro para os técnicos que fazem a manutenção do equipamento.

O menino caiu da laje técnica do 9º andar. No 7º andar, onde o elevador abriu primeiro, mas ele não saiu, a área tem uma tela de proteção.

Em nota, a polícia afirmou que só vai se pronunciar quando o inquérito for concluído. O prazo é de até 60 dias.

Tags: BrasilCaso MiguelMiguel OtávioMirtes RenataPernambucoSarí Côrte Real
Compartilhar67Tweet36Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

“Minha espada não tem partido”, diz Comandante do Exército

O general Tomás Paiva discursou em celebração ao dia do Soldado

Da CNN - O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou nesta quinta-feira (21) que a Força tem compromisso com a “imparcialidade" e com o “bem comum”. Em...

Leia MaisDetails

PF se prepara para eventual prisão de Bolsonaro e deixa cela pronta

Superintendência da PF no Distrito Federal

DA CNN - A PF (Polícia Federal) já tem pronta uma cela especial temporária para o caso de prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que...

Leia MaisDetails

Advogado diz que asilo na Argentina foi só ‘sugestão’ e que Bolsonaro descartou

DO G1 - O advogado Paulo Cunha Bueno disse ao blog nesta quinta-feira (21) que Jair Bolsonaro (PL) recebia “todo tipo de sugestão” e que o pedido de...

Leia MaisDetails

Hotel Grand Mercure fecha portas e dá lugar a residencial em Recife – Boa Viagem

Do Diário de Pernambuco - Os funcionários do Hotel Grand Mercure, que fica na Avenida Boa Viagem, já estão em clima de despedida do trabalho no local. O...

Leia MaisDetails

Dani Portela diz ter “provas robustas” da legalidade de contratações do seu gabinete

Dani Portela rebate acusações e apresenta provas ao Ministério Público de Contas

Da Redação do Blog - A deputada Dani Portela (PSOL), alvo das denúncias de irregularidades elaboradas pelo secretário-executivo de Informações Estratégicas do governo, Manoel Medeiros Neto, voltou a...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

PF prende Sara Winter, líder do movimento 300 do Brasil

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

Ipojuca

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Bolsonaro Brasil Brasília coluna coronavírus corrupção Covid-19 Cultura Destaque Economia Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Futebol governo Internacional Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lula Marília Arraes Opinião Pandemia Paulo Câmara Pernambuco PF polícia cívil Polícia Federal Política PSB PSDB PT Raquel Lyra Recife Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Sergio Moro STF São Paulo Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Support Forum
  • Contact Us

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?