Com informações da Assessoria de Imprensa — O prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio (SD), esteve nesta terça-feira (29.09) conversando com moradores do bairro de São Benedito. O gestor visitou ainda o Centro Cultural e o Terreiro de Xambá, fundado em 1930, que carrega a força e a tradição de ser o primeiro quilombo urbano do Nordeste e o segundo do Brasil. Avanços já conquistados e propostas para o segundo mandato estiveram na pauta.
No plano de governo do Professor Lupércio para a segunda gestão, a temática negra é abordada de forma precisa no fomento de políticas públicas.
Como fortalecer o Conselho Municipal de Igualdade Racial, investindo na garantia de direitos de negras e negros. Fomento de políticas de desenvolvimento econômico, social e cultural objetivando a igualdade racial. Além da ampliação da participação de segmentos religiosos que atuam no município na discussão de programas governamentais.

O babalorixá Ivo de Xambá, que foi um dos dois homenageados do Carnaval de Olinda 2020, elencou que essa construção integrando a população negra é peremptória. “Historicamente no Brasil o negro tem a sua essência destruída durante a sua vida, nós não aceitamos isso. É fundamental estarmos estrategicamente envolvidos nas políticas públicas”, afirmou.
Professor Lupércio reforçou o compromisso de continuar governando para todas e todos. “São pessoas que conhecem a nossa cultura e nós governamos para todos os 400 mil habitantes da cidade de Olinda. Desde os primeiros dias nosso governo tem diálogo com todos os seguimentos e como um homem negro eu sinto na pele várias das demandas levantadas”, pontuou.
Na atual gestão, outro símbolo da força do movimento negro foi valorizado. O Afoxé Alafin Oyó recebeu, após 30 anos de espera, uma sede própria, localizada na Rua do Sol, no bairro do Carmo. Além do Programa Saúde nos Terreiros, que leva uma série de serviços de forma integrada para esses locais.







