Por Ricardo Antunes
O ex-presidente Lula sofreu nessa terça (19) sua maior derrota. O juiz Sergio Moro aceitou a denuncia do MPF que aponta o ex-presidente como o “comandante maxímo” do Petrolão e ele e sua mulher, Marisa, vão responder por corrupção e lavagem de dinheiro. O blog antecipou que Moro iria aceitar a denúncia feita pelos procuradores da Força tarefa da Lava Jato já na última quarta-feira. Lula terá amplo direito à defesa como reza a lei. Um coisa, no entanto, todo mundo já pode ter certeza: Lula vai ficar frente a frente com o juiz Sérgio Moro e terá que responder a várias perguntas.
O ex-presidente é alvo de investigações em três lugares diferentes: na primeira instância, em Curitiba e no Distrito Federal, no Superior Tribunal Federal e no Ministério Público de São Paulo. Ao virar réu na Lava Jato, o ex-presidente começa um inferno astral que só deve acabar com sua condenação tantos são as provas e evidencias de sua participação no esquema que desviou milhões da Petrobrás.
O MPF acusa Lula de receber propina de contratos da OAS com a Petrobras na forma de bens e outras benesses, como a reforma do triplex do Guarujá e o pagamento pela armazenagem de itens que recebeu como presidente num depósito da Granero. Além do casal, também viraram réus Paulo Okamotto, Léo Pinheiro e os executivos Agenor Franklin Medeiros, Paulo Gordilho, Fábio Yonamine e Roberto Moreira. Como o blog já disse várias vezes. Lula não escapa.







