Por Ricardo Antunes
A capa da revista IstoÉ já está nas bancas de São Paulo e traz revelações surpreendentes sobre a delação de Marcelo Ordebrecht em que ele confirma o que todo mundo já sabia: O ex-presidente Lula, aquele que se dizia a “alma mais honesta desse país”, recebeu mesmo propina da empreiteira. Segundo a revista, quatro delatores acusaram Lula em seu depoimentos. .” Além de Marcelo Odebrecht, no corpo da delação da empreiteira Lula é citado por Emílio Odebrecht, Alexandrino Alencar, ex-executivo da empresa, e o diretor de América Latina e Angola, Luiz Antônio Mameri.
.
Faz parte do pacote de depoimentos relatos sobre uma troca de mensagens eletrônicas entre Mameri e Marcelo Odebrecht. Nessas conversas fica clara a participação de Lula para a aprovação de projetos da empreiteira no BNDES.“Todas as pessoas envolvidas no acordo da Odebrecht são unânimes em afirmar que Lula é a estrela principal da delação”, diz a IstoÉ.
Em seu depoimento, o diretor confirmou as mensagens e disse que as influências de Lula e do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, hoje preso, foram decisivas para a aprovação de projetos definidos exatamente como foram concebidos nas salas da Odebrecht, sem que fossem submetidos a nenhum tipo de checagem. Mameri citou obras em Angola e Cuba”. É fim de linha para Lula.







