Por Ricardo Antunes — Lembram dele? O ex-chefe de gabinete do deputado federal Túlio Gadelha (PDT), Rafael Bezerra, é o gerente geral de Articulação Política e Institucional da vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT).
Na última semana de campanha no segundo turno, Túlio declarou apoio a Marília Arraes (PT) e acusou a cúpula do PSB de procurar o chefe de gabinete para “negociar seu silêncio”. Rafael, ainda assessor, o desmentiu, se disse “consternado” e pediu exoneração. Túlio então afirmou que “era comum as pessoas voltarem atrás por pressão”. A nomeação foi publicada no último dia 23. A César o que é de César, amigos.
COELHOS NA CARTOLA
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), declarou ontem que seu grupo se manterá na oposição ao governo do PSB. Cobrando união com os atores deste campo, o filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) é um dos cotados para disputar a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). No entanto, seguem os rumores de um possível retorno dos Coelhos ao PSB, o que garantiria a candidatura à reeleição de FBC.
Para concorrer, Miguel precisaria renunciar a dois anos e meio de mandato como prefeito, trocando por uma candidatura em oposição a uma forte máquina estadual. O mesmo valeria para os prefeitos Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru; Anderson Ferreira (PL), de Jaboatão dos Guararapes); e até mesmo Lupércio (Solidariedade), de Olinda. Este último teria de deixar o governo e o partido, visto que o Solidariedade é aliado incondicional dos governos socialistas.
EM QUAL PAZUELLO ACREDITAR?
Fica difícil saber em qual informação passada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, devemos acreditar. Contestado duramente pelo senador amazonense Eduardo Braga, o titular do governo Bolsonaro afirmou que houve falha na rede de oxigênio daquele estado, resultado em um cenário de caos. Também disse que a variante do Covid-19 registrada em Manaus é três vezes mais contagiosa que a normal. Em qual acreditar?

RECORDE DE MORTES DESDE JULHO
O fato é que os dados oficiais registraram 1.452 mortes em todo o país nesta quinta-feira. É o maior número acumulado em 24 horas desde julho, e ocorre justamente quando a vacinação parece começar a engrenar.
AUXÍLIO VAI RECUPERAR A POPULARIDADE DE BOLSONARO?
Apesar de não informar o valor do auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o mesmo voltará a ser pago no mês que vem. O benefício foi crucial para o aumento de popularidade registrado pelo chefe do Executivo federal no ano passado, quando o valor era de R$ 600.
No segundo semestre, o auxílio foi reduzido para R$ 300. Sua ausência no fim do ano coincidiu com a queda da popularidade de Bolsonaro, que agora prevê o pagamento de mais três ou quatro parcelas.

IRÍAMOS PARA O PORÃO
Arthur Lira manteve sua decisão de remover os jornalistas do Comitê de Imprensa da Câmara, um espaço usado pelos profissionais que fazem a cobertura do Congresso desde a década de 1960, mas recuou na proposta de transferi-los para uma sala no subsolo da Casa.
DESPEDIDA
A saída dos profissionais estava marcada, inicialmente, para esta quinta-feira, 11. Agora, o local deverá ser desocupado até o fim de semana
OPOSIÇÃO NO SANTA
O Grupo Pró Santa deve vencer as eleições para o comando do Santa Cruz. Votos ainda estão sendo contados mas o clima é de mudança
FOTO DO DIA
ACM Neto não queria deixar, mas João Roma será mesmo o novo ministro da Cidadania. Bom para Bahia, bom para Pernambuco e bom para o Brasil.

Coluna de Ricardo Antunes, Quinta-feira 11/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







