Com informações da Assessoria de Imprensa — Em Brasília, o prefeito do Recife João Campos, acompanhado do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, teve uma reunião de trabalho com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Marcelo da Ponte na manhã desta quarta-feira (24).
Na ocasião, o gestor municipal apresentou os projetos para a expansão rede municipal de ensino, em relação a creches, anos iniciais e anos finais. A Prefeitura do Recife tem 11 projetos de novas creches e escolas cadastrados no fundo e o prefeito recebeu sinalização positiva para a agilização desses projetos.
O prefeito João Campos explicou que a rede municipal está com aumento de demanda devido a crise econômica que atingiu escolas de menor porte e também famílias de alunos. “Neste ano, a gente viu algo que nunca tinha acontecido no Recife que foi a sobrecarga, inclusive, de anos iniciais e anos finais da rede, devido ao fechamentos de escolas pequenas e da dificuldade financeira das famílias em poder manter os alunos nas escolas privadas.

Então a expansão da rede, que estava focada em creches, hoje urge em todas as áreas. A nossa meta para a educação é muito ousada. Daqui a quatro anos o Recife vai ser uma referência pelos resultados que vamos construir nessa área com parcerias”, explicou João Campos ao longo do encontro.
“Foi uma reunião bastante positiva, onde discutimos obras que hoje estão cadastradas no FNDE, que vão representar 11 novas creches ou escolas para a rede municipal do Recife, alguns estão num estágio avançado, já conseguimos inserir os projetos. O FNDE se comprometeu a trabalhar para agilizar essa análise, para a gente poder ter a aprovação final e o início da liberação de recursos.
Então vão ser obras importantes de expansão da rede e que estão alinhadas com a proposta do prefeito, não só de melhoria de infraestrutura da rede, mas de ampliação da rede de creches, para ampliar a quantidade de vagas. Foi um momento positivo também de aproximação do prefeito com a presidência do FNDE que se comprometeu a ajudar muito o Recife não só neste ano como nos próximos anos”, detalhou ele.







