A Brigada Ambiental da prefeitura do Recife autuou, neste domingo (6), o dono de um terreno e o responsável por um corte irregular de árvores, na área central da cidade. Após a retirada das espécies, que foi filmada por moradores da área, houve a apreensão de uma motosserra.
A retirada das árvores ocorreu em um terreno localizado na Avenida João de Barros, na Boa Vista, área central do Recife. Depois da ação, restaram vários troncos cortados.
Por meio de nota, a administração municipal informou que o corte das árvores não tinha autorização do município. Além de responder pela infração, os dois homens autuados terão que pagar pela compensação das espécies erradicadas.
Ainda segundo a prefeitura, esse tipo de infração é punido com multas de R$ 300 a R$ 10 mil. “A ocorrência será avaliada pelo setor jurídico da Secretaria de Meio Ambiente e os responsáveis pelo local têm 30 dias para apresentar defesa”, disse a prefeitura.
O governo municipal informou, ainda, que uma das ações de compensação ambiental é o plantio de novas árvores. A lei exige que seja colocado, no mínimo, o dobro de unidades para cada uma que for retirada.
O município explicou também que, para realizar poda e erradicação de árvores, a população deve dar entrada no formulário de Autorização Ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente.
É necessário fazer um documento com imagens com a localização da árvore no terreno e indicar um local para o replantio, o mais próximo possível do imóvel.
“A Autorização Ambiental para erradicação e a poda, de acordo com a Lei nº 17.666/2010, só é autorizada após avaliação do corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, acrescentou a nota.
A população pode ajudar a denunciar esse tipo de prática, por meio do telefone 0800 804 4444 e falar diretamente com o setor de fiscalização da secretaria.