Por André Beltrão – Uma obra realizada pela loja Atacado dos Presentes no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, está causando problemas aos moradores da Rua Vitoriano Palhares. De acordo com os moradores da região, mesmo embargada pela Prefeitura do Recife, a obra continua acontecendo normalmente, inclusive durante a madrugada e nos fins de semana.
Nenhum dos moradores com quem a nossa equipe de reportagem conversou quis se identificar. Eles dizem ter medo de represálias por parte dos funcionários da loja e até de policias que fazem “rondas” nas entradas da loja, principalmente na hora do fechamento do local.
Um dos moradores informou que a loja está passando por obras há quase dois anos. “Eles cavaram pra baixo pra fazer um novo estacionamento e colocaram vigas enormes na frente, ampliando a área em 4 pavimentos em direção a calçada”, denunciou.

Outro morador explicou que na rua onde as obras estão ocorrendo agora, que fica por trás do acesso principal da loja, funciona um abrigo de idosos. “A última invenção deles foi derrubar uma casa que existia ao lado do abrigo de idosos, no dia oito de junho. Os trabalhos começaram de manhã cedo e só pararam depois às 22h, e por que eu filmei.”
Ele completou “Os idosos e eu estamos com medo. A saúde mental e auditiva dos idosos e de todos ao redor estão sendo agredidas. Velhinhos, que já estão em um abrigo, no final de sua vida, sabe se lá quantas dificuldades passaram. Agora, ao fim da jornada aqui na terra, sofrem dessa tremendo judiação”, reclamou revoltado.

De acordo com os moradores e comerciantes da região, a obra foi embargada pela Prefeitura do Recife no dia 31 de maio, mas as obras nunca foram paralisadas. “Eles continuaram sem dó nem piedade. Não tinham horário nem dia certo. Pra você ter uma ideia, tinha dia que os caminhões começavam umas 5:30 da manhã a manobrar ai no terreno. Eles usavam britadeiras para cavar buraco e colocar as vigas. Usaram trator diversas vezes sem se preocupar com horário ou quem morava perto.”, disse um comerciante que trabalha nas proximidades.
A preocupação, além das obras que estão acontecendo ilegalmente no local, é com o que será construído no local. Os vizinhos temem que seja levantado um galpão para ser utilizado como depósito da loja, e que a movimentação e manobra de caminhões para carga e descarga durante a madrugada se torna uma rotina no local.

Além de todo o barulho causado pelas máquinas, a vizinhança tem notado o aparecimento de ratos, baratas e escorpiões na região. Segundo os moradores, os animais começaram a aparecer devido ao acumulo de metralhas e lixo no terreno, já que a loja não teria contratado o serviço de caçamba para metralhas.
Confira o vídeo do local:
https://youtu.be/LcB6T20eVSI