EXCLUSIVO, por Ricardo Antunes — A Prefeitura do Recife, sob a gestão de João Campos (PSB), quer acabar com as Upinhas. É o que está circulando entre profissionais da saúde que atuam nas unidades de pronto atendimento. A medida, inclusive, já está sendo discutida no entorno do prefeito João Campos. Grupo de médicos prometem reagir no que consideram um grande prejuízo para a população.
Segundo informou fonte ao Blog, as Upinhas serão fechadas a partir de janeiro de 2022. De acordo com a fonte, a prefeitura tomou essa decisão na semana passada e, ontem (13), foi feita uma reunião com o sindicato dos médicos e com os profissionais da saúde. Além das categorias já citadas, participou também o vereador do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos).
Durante a reunião, ficou decidido que o Sindicato dos Médicos irá marcar uma reunião com a Secretaria de Saúde para discutir o assunto e defender que os médicos plantonistas noturnos e de finais de semana possam escolher ou ser transferidos para policlínicas com as mesmas escalas de plantão que hoje tem. Essa é uma das reinvindicações da categoria médica.
O diálogo vem a calhar, já que as decisões sobre esse assunto complexo, não deveriam ser tomadas apenas no oitavo andar da Prefeitura do Recife.







