Por O GLOBO – A empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, afirmou que as novas altas de juros que o Banco Central deve promover para conter a inflação vão ‘acabar com o consumo e o emprego’. A empresária defendeu medidas emergenciais, como o Auxílio Brasil, mas disse que é preciso saber de onde virá o dinheiro.
— Com inflação em dois dígitos, o Banco Central já disse que tem que aumentar juro, o que acaba com o consumo. Acabou o consumo, acaba o emprego e crédito se reduz. Um país emergente como o nosso vive de renda e crédito, não tem dinheiro sobrando. Precisamos ter o juro num patamar bom e ter credibilidade com os investidores — disse a empresária durante evento promovido por um banco em São Paulo.
Luiza Trajano afirmou, em julho e agosto, que estava esperançosa com a recuperação no pós-Covid e avaliou que itens como roupas, sapatos, restaurantes e viagens, que tiveram vendas em queda na pandemia, iam voltar a ser comprados. Mas a inflação atrapalhou.
A empresaria afirmou que as reformas que tramitam no Congresso (tributária e administrativa) não vão sair agora, especialmente num ano eleitoral. Por isso, o país precisa ter um pacote emergencial para “atravessar essa ponte”.
— Não adianta contar com as reformas. Elas não vão sair agora, especialmente em ano eleitoral, infelizmente. Precisamos ter um pacote emergencial. Ele ajuda, mas temos que ver de onde vai sair o dinheiro — observou.
Trajano disse que é preciso parar de brigar e chegou a propor até um pacto para que não se aumente o preço dos produtos e os juros.
A empresária afirmou que o sistema político partidiário está doente em todo o mundo e precisa de mudanças. Uma delas é que as mulheres ocupem pelo menos 50% das cadeiras da Câmara dos Deputados e do Senado brasileiro e a proposta será um dos pilares de atuação do grupo Mulheres do Brasil, do qual é co-fundadora.
— O sistema político partidário está doente no mundo. Com 50% de mulheres na Câmara e no Senado vamos ajudar a mudar isso — afirmou a empresária durante evento promovido por um banco em São Paulo.