Com informações da Assessoria
“Galo 40 anos, Promovendo o Folclore e a Cultura de Pernambuco”, é o tema do famoso bloco sairá às ruas as ruas no próximo sábado (10) com uma mistura de cores e de ritmos.“ O Galo da Madrugada promoveu uma verdadeira revitalização para o carnaval de rua, mantendo-se fiel aos seus objetivos, fortalecendo o folclore e a cultura e, principalmente, crescendo sem perder a originalidade. Nossa bandeira é sempre defender o frevo, o folclore e a cultura pernambucanos.”, explica o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.
Esse ano a réplica gigante foi confeccionada pelo cenógrafo Edson Lira, um dos mais competentes do Brasil e veterano em decorações de várias cidades do Brasil, como Recife, Olinda, São Paulo e Rio de Janeiro. “O Galo continua lindo e dessa vez estará todo iluminado”, afirma Lira.
Credito: Rafael Martins/ Esp. DP- Galo da madrugada, foto aerea.O objetivo inicial do Galo da Madrugada foi resgatar o verdadeiro carnaval de rua do centro do Recife, mais especificamente do bairro de São José, que estava em total decadência. “Na década de 70, o carnaval participativo entrou em vertiginosa decadência. Já não se via mais os tradicionais clubes, troças e blocos tocarem seus frevos nas ruas, acompanhados por admiradores e foliões.
Nossas agremiações passaram a desfilar apenas em passarelas, em busca unicamente de premiações”, relata o presidente da agremiação.
O frevo foi cedendo espaço para outros ritmos não pernambucanos. Foi nesse cenário, que o Galo da Madrugada nasceu e consegui resgatar, através do “Carnaval Participação”, a adesão de milhares de pessoas, para o carnaval de rua, para o frevo e trazendo de volta as tradicionais fantasias do carnaval do Recife. Esse espírito carnavalesco está no DNA dos pernambucanos.
Estima-se que o número de foliões se mantenha acima dos dois milhões este ano. Como de costume, o desfile de O Galo da Madrugada começa às 9h, depois da concentração da dire
Neste horário, todas as alegorias, carros e trios já estão prontos, a postos para seguir o percurso Ao todo são seis quilômetros percorridos em mais de 9h de festa pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife. A dispersão da multidão acontece por volta das 18h30 na Rua do Imperador.
Considerado “o maior bloco da Terra” pelo Guinness Book, o Galo da Madrugada mantém sua tradição de ser comandado por artistas pernambucanos em cada trio, esses artistas podem convidar cantores de outros estados. Artistas de destaque nacional também vêm para o Galo e sobem nos trios para fazer duetos com o elenco de músicos da terra.
Essa é uma interação duplamente interessante: mostrar aos cantores de fora o que é o nosso carnaval e as nossas músicas e abrir espaço para nossos artistas e nossa música em outros estados. O Galo já tem blocos “irmãos” em 11 estados do Brasil e em três países.
Este ano, o bloco mantém o mesmo número de alegorias, seis no total, que farão alusão às principais manifestações culturais de Pernambuco, antigos carnavais e compositores, apresentadas ao grande público, nas ruas do centro do Recife. São eles: Clarins e Trombetas, Abre-alas, Carnavais do Passado, Pernambuco de Todos os Carnavais, Grandes Compositores e Galo no Brasil e no Mundo.
Os patrocinadores do Galo para o Carnaval 2018 são em sua grande maioria empresas privadas, mas conta também com o apoio dos governos federal ( Lei Rouanet ), estadual e municipal.






