Por Ricardo Antunes — Como forma de conter o aumento dos casos de covid-19 no Distrito Federal, o governo suspendeu a realização de eventos, shows, festivais e afins, que sejam realizados mediante venda de ingressos ou cobrança de qualquer valor de contribuição dos convidados, ainda que seja revertido em consumação. A medida vale a partir desta quarta-feira (12). O carnaval e festas privadas já estavam proibidas por Ibaneis Rocha (MDB) desde dezembro.
A situação é bem diferente em Pernambuco, onde o governo estadual tem tido dificuldade de tomar medidas claras e rápidas contra a disseminação do coronavírus. Depois de um vai-e-vem interminável, o estado acabou restringindo o público de grandes eventos para 3 mil pessoas. A medida moderada acabou desagradando “gregos e troianos”.
Para quem está preocupado com a disseminação do vírus, a medida foi branda demais, e vai facilitar a transmissão da nova variante Ômicron. Já empresários de grandes eventos, como o Olinda Beer e o Tamandaré Verão, que possuem estrutura para receber 17 mil pessoas, não viram viabilidade econômica para manter camarotes com número tão reduzido de pessoas e suspenderam as edições desse ano.
MANDA-CHUVA
O Diário Oficial da União publicou hoje decreto do presidente Bolsonaro que dá mais poder à Casa Civil na execução do Orçamento e diminui a autonomia do ministro Paulo Guedes. A Casa Civil é comandada pelo senador licenciado Ciro Nogueira (PP), manda-chuva do Centrão.

DESCASO
Em debate na TV Nova, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) criticou a baixa atenção do Governo Federal à Pernambuco. “Me apresentem uma obra de Bolsonaro em Pernambuco”, desafiou o parlamentar.
CAMPANHA
Por causa de críticas como essas que aliados de Bolsonaro, como o deputado Alberto Feitosa (PSC) e o ministro do Turismo, Gilson Machado, tem articulado a vinda do Presidente ao Nordeste. A visita deve acontecer nos próximos 30 dias.
BOMBARDEIO I
Falando nisso, o técnico Tite foi bombardeado por bolsonaristas nas redes sociais com a hashtag #ForaTite por não ter convocado o lateral esquerdo Renan Lodi sob a justificativa de que ele tomou apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
BOMBARDEIO II
Biógrafo de Lula e escritor de obras como “Chatô, O Rei do Brasil”, o escritor Fernando Morais também reclama que está sendo atacado. Mas por eleitores petistas. O motivo? O apoio declarado ao historiador pernambucano Jones Manoel, candidato a governador de Pernambuco pelo PCB.

FANATISMO
“Eu já estou acostumado com o PT. Parece Igreja. Se você, na Igreja, falar mal de Jesus Cristo, ou se fizer uma crítica ao Concílio Ecumênico Vaticano 2º, está cometendo um ato de heresia e isso vai dar em excomunhão”, ironizou Fernando Morais.
ALIANÇA
Falando nisso, o PSB discutirá formação de federação com o PT na próxima semana. Deputados da legenda tem pressionado o presidente do PSB, Carlos Siqueira, para que aceite formar a aliança visando ampliar a bancada no Congresso.
DUCHA
Notícia confirmada pelo blog, de que o deputado federal Danilo Cabral (PSB) será o candidato da Frente Popular ao governo de Pernambuco foi um “balde de água fria” no ex-prefeito do Recife Geraldo Julio.
ABREU E LIMA
Cerca de 3 mil moradores de Ipojuca, região metropolitana do Recife, denunciam que têm dificuldade de respirar, por causa dos gases emitidos pela refinaria Abreu e Lima, no Porto de Suape.

PERIGO
Eles temem que alguns problemas de saúde da população local, tenham relação com a emissão de amônia, benzeno e dióxido de carbono. A Petrobras nega e diz que a refinaria opera dentro dos padrões brasileiros de segurança e não oferece risco à saúde da comunidade do entorno.
PANDEMIA
A Fundação Oswaldo Cruz emitiu nota técnica sobre a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS e incluiu o Recife e Pernambuco na zona de alerta crítico. A taxa de ocupação no estado é de 82 por cento e na capital chegou a 80 por cento.
FOTO DO DIA:








