Do G1 Pernambuco – Uma personal trainer de 48 anos sofreu tentativa de feminicídio, e o namorado dela, um empresário suíço de 55 anos, uma tentativa de homicídio, na noite da quinta-feira (26), em uma academia onde ela trabalha em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito dos crimes é o ex-companheiro da mulher, que tem 60 anos.
Após tentar matar os dois com golpes de faca, ele teria ido até a casa da personal trainer em outro bairro e ateado fogo no local, segundo a investigação.
De acordo com a advogada Ana Paula Barros, que representa a personal trainer, a mulher levou uma facada na mão e o namorado dela foi atingido na perna e uma na mão. Os dois foram atendidos em um hospital particular e receberam alta. A defensora pediu que os nomes não fossem divulgados para preservar as vítimas.
As investigações ficaram sob a responsabilidade da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que apura os crimes de tentativa de homicídio, tentativa de feminicídio, dano, depredação e incêndio.
Segundo a advogada, Jorge Martins Marques chegou na academia por volta das 20h e esfaqueou a ex-companheira e o atual namorado dela, que teria se colocado como escudo na frente dela. “Eles [mulher e namorado] entraram na academia, ele foi atrás e os alunos que não permitiram que entrasse. Depois ele foi na casa dela, quebrou a janela e tocou fogo”, contou.
A advogada disse que Jorge já tinha tentado envenenar e estuprar a ex-companheira no dia 12 de janeiro. Ainda segundo a defensora, a personal trainer também tinha uma medida protetiva de urgência expedida pela 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher do Recife no dia 7 de janeiro.
“Já é a segunda tentativa de homicídio. Na primeira, dia 12 de janeiro, ele envenenou iogurte, alimentos na casa dela e também tentou estuprá-la. Ele tinha feito uma cópia da chave, sem ela saber, quando os dois estavam juntos. Depois dessa tentativa do dia 12, foi solicitado o mandado de prisão e foi deferido no dia 14 de janeiro. Ele já era considerado foragido”, disse.
Segundo a advogada, a personal trainer e Jorge tiveram um relacionamento durante cinco anos. “Acabaram no ano passado e isso tudo começou depois que ela assumiu um novo relacionamento no fim de ano. Ele descobriu que ela estava com o namorado na Suíça e expôs fotos dela de quando eles foram a uma praia de nudismo nas redes sociais. Foi quando solicitamos a medida protetiva”, detalhou.
Em 2021, foram registrados 40.846 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres em Pernambuco. Dos crimes registrados, 9.368 ocorreram no Recife. Outros 9.982 foram registrados na Região Metrolitana e 21.496 no interior de Pernambuco.







