Da Redação do Blog – A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou no início de agosto, através da Delegacia de Casa Amarela – Zona Norte do Recife, a operação “Summit”. De acordo com a polícia, o objetivo era investigar um suposto esquema de pirâmide financeira nas cidades de Recife, Salvador e Rio de Janeiro que utilizava um sistema conhecido como Ponzi, com maior aparência de investimento. A reportagem do Blog conseguiu entrar em contato com o advogado Criminalista Rafael Torres – respeitado e conhecido por já ter atuado em grandes operações, que representa um dos investigados. Por telefone, ele nos informou que nesta segunda-feira (30), às 14h, vai apresentar o cliente ao delegado Carlos Couto, para que ela preste seu depoimento. Ele ressaltou que, mesmo investigado, não há mandado de prisão contra seu cliente.
“Estou atuando na defesa de um empresário que se encontra em liberdade, mas sofreu busca e apreensões nas sedes das suas empresas localizadas no Recife e no Rio de Janeiro. Há investigação pela prática de crimes, entre outros, de lavagem de dinheiro. Ocorre que, na empresa do meu cliente não há quaisquer resquícios de fraudes, devidamente auditada.”, explicou do advogado.
Rafael Torres afirmou que não há motivos para que a investigação prossiga, visto que não há nenhuma irregularidade constatada nas empresas do investigado que ele representa. “É uma investigação que não deve prolongar, vou apresentar as medidas adequadas a fim de estacar o quanto antes. Nenhum dos sócios desenvolveram quaisquer atos delituosos em suas atividades societárias. E vamos demonstrar ao longo da atuação técnica e jurídica”, finalizou.

O número de pessoas investigadas não foi divulgado pela Polícia Civil. Durante a operação, foram realizados busca e apreensão, bloqueios de saldos de contas bancárias e cautelares para as juntas comerciais e cartórios de registro de imóveis de vários estados, para imobilizar o patrimônio dos investigados. Ao todo, foram destacados para a operação 150 agentes da polícia, entre delegados, agentes e escrivães.