EXCLUSIVO, por Luiz Roberto Marinho – Novamente preso na manhã desta quarta-feira (18), o empresário Sebastião Figueiroa, considerado o rei das licitações fraudulentas em Pernambuco, tinha pelo menos dois contratos com a Prefeitura de Ipojuca, firmados no final de 2023, no valor total de 11 milhões.
A Prefeitura de Ipojuca contratou, através de dois processos de adesão, que não exige licitação, R$ 10,99 milhões junto à Gráfica Quinta das Fontes, com base em uma licitação da AMMESF(Associação dos Municípios do Médio São Francisco), em Minas Gerais. Trata-se do instrumento de carona, em que é permitido que a gestão não realize licitação própria, utilizando-se do formato de adesão a outro órgão, no caso a AMMESF.
Figueiroa e a família ficaram presos por 106 dias, desde 1º novembro de 2023, condenados por desvios superiores a R$ 65 milhões no Detran de Pernambuco entre 2016 e 2020, por meio de licitações fraudulentas que eram prorrogadas ilegalmente pela diretoria da autarquia. Foram detidos o chefe do clã, três filhos, um irmão dele e a ex-mulher.