Do g1 — Um avião da Voe Pass, locado pela Gol de forma extraordinária, transportou, nesta quarta (19), 69 passageiros que estavam em Fernando de Noronha sem alternativa para sair da ilha. Eles tiveram os voos cancelados desde que o governo federal proibiu o pouso de aeronaves turbojatos (veja vídeo acima).
A proibição foi determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e começou a vigorar no dia 12 de outubro, por causa das condições da pista do aeroporto. A Gol suspendeu as operações em Noronha e, agora, apenas a Azul realiza os voos.
A maioria dos passageiros tentava embarque desde domingo (16). O representante comercial Hudson Noldin , turista de Florianópolis (SC), esteve no aeroporto por quatro quatros dias seguidos.
A proibição da Anac foi publicada no Diário Oficial da União de 7 de outubro e começou a valer no dia 12 deste mês. Essa medida do governo federal foi motivada pelas condições da pista do aeroporto de Fernando de Noronha, que está com “o pavimento da pista saturado e precisa de uma reforma, está esgotado”, segundo a Dix, empresa responsável pela administração do terminal.
“É um alívio. Graças a Deus, deu tudo certo. Agora, a gente vai para casa juntas. Era o que a gente queria desde o começo. Eu nunca deixaria minha irmã só”, disse uma passageira.

Na prática, essa medida proíbe pousos de aviões como os Boeing, que eram operados na ilha pela empresa Gol, e os Embraer, utilizados pela companhia Azul. Antes da proibição, a ilha recebia, por dia, cinco voos, sendo quatro em aeronaves a jato e um em avião Boeing.
Além disso, Noronha também recebe um voo por semana da Azul, aos sábados, em um avião turboélice do modelo ATR, tipo de aeronave que continua sendo permitida pela Anac.
A portaria da Anac prevê apenas duas situações excepcionais: operações de emergência médica ou de transporte de valores realizadas mediante prévia coordenação com o operador do aeroporto.
Ainda segundo a portaria, a proibição tem caráter provisório, sem prazo determinado, e deve ser mantida até que o operador de aeródromo solicite a revogação e demonstre o cumprimento das condições definidas no parecer que fundamentou a decisão.
Veja também
Datafolha já admite virada de Bolsonaro: Lula 49% X 45% Bolsonaro







