Do UOL — Cacá Diegues morreu aos 84 anos, na manhã desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro. O cineasta foi um dos líderes do movimento que ficou conhecido como Cinema Novo.
Morte aconteceu por complicações durante uma cirurgia.A informação foi confirmada pela ABL (Academia Brasileira de Letras) por meio de um comunicado oficial.
“Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mas se manteve sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema.”, afirma a ABL
Cineasta era imortal da Academia de Letras. Ele foi eleito em agosto de 2018 para a cadeira número 7, sucedendo ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que morreu no dia 21 de abril de 2018.
“Para mim, a academia não é uma medalha de honra, uma coisa de vaidade. A Academia é um lugar de concentração da cultura, de proteção da memória cultural mas, ao mesmo tempo, de provocação cultural, ou seja, de você criar elementos que permitam à cultura brasileira se desenvolver. É isso que eu vou tentar fazer.”, disse Cacá Diegue, quando tomou posse.
Ele deixa a esposa, Renata Almeida Magalhães, e filhos. Em 2019, o cineasta perdeu a filha, a atriz e cineasta Flora Diegues, aos 34 anos. Flora tratava um câncer no cérebro.