Por Luiz Roberto Marinho – O novo dono da Haut Incorporadora & Design, Marcelo Brandão, anunciou ao Blog que fará acordos com os clientes lesados pelo antigo proprietário da construtora, o arquiteto Thiago Monteiro, que recebeu os pagamentos, mas não concluiu os apartamentos do edifício Co-Haut 003, abandonado no Pina, na Zona Sul, e transformado em ponto de usuários de drogas.
Entre os clientes lesados com os quais Marcelo Brandão irá negociar está a aposentada Girley da Silva Simões, que gravou vídeo, postado pelo Blog, no qual acusa Thiago Monteiro de tentar escapar da Justiça ao vender a empresa. “Vamos estudar caso a caso e propor soluções”, assegurou Brandão, engenheiro que atua há anos no mercado imobiliário e que retornou ao Recife em 2019.
No vídeo e na notificação extrajudicial que impetrou contra Thiago Monteiro, Girley relata que comprou dois apartamentos conjugados e uma vaga na garagem no Co-Haut 003 em 29 de janeiro de 2021. O novo proprietário da construtora diz que a aposentada pagou cerca de R$ 80 mil, pouco mais de 10% do valor total dos imóveis adquiridos, em torno de R$ 700 mil, e por isso não vê maiores problemas para um possível acordo com Girley.
Marcelo Brandão confirma informação de nota de Thiago Monteiro ao Blog segundo a qual, na compra da Haut, registrada na Junta Comercial em 25 de março último, assumiu os passivos da construtora.

Sem revelar o valor da negociação, alegando cláusulas contratuais, informa que o portfólio adquirido é de oito empreendimentos. Parte deles foi erguida no regime de condomínio, no qual o cliente arca com os custos da construção e mais uma taxa de administração, que resulta em imóveis 20% a 30% mais baratos do que no sistema de incorporação, que inclui os custos da construção, o lucro da construtora e os encargos dos financiamentos bancários.
“É um grande desafio tocar a Haut, mas estamos debruçados sobre todos os problemas, estudando detidamente caso a caso, com soluções também caso a caso, e faremos um bom trabalho”, pontuou Marcelo Brandão.
Entre os empreendimentos que herdou com a compra da Haut está um condomínio de casas em Poço da Panela, bairro nobre da Zona Norte, erguido no regime de condomínio, cujos problemas estão resolvidos, segundo Marcelo Brandão, porque os condôminos destituíram a Haut como administradora, substituindo-a por outra construtora.
O novo dono da Haut Incorporadora & Design afirmou ainda não haver decidido se retomará as obras do Co-Haut 003, na Rua Vicência 117. Conta ele que é obra antiga, originalmente projeto de um hotel que se chamaria Acari e que foi adquirido por Thiago Monteiro para ser transformado em apartamentos residenciais.
Matéria relacionada:
Vítima da construtora Haut diz que empresário vendeu a empresa para escapar da Justiça









