Por José Matheus Santos, da Folha de S. Paulo — O conselheiro Carlos Neves, do Tribunal de Contas de Pernambuco, participou de ao menos três julgamentos relacionados à prefeitura do Recife, onde sua esposa é secretária de Cultura, desde que ela tomou posse no cargo, em julho de 2024.
Neves é casado com Milu Megale, secretária na gestão do prefeito João Campos (PSB). Em nota divulgada por meio do TCE-PE, o conselheiro Carlos Neves diz que “se considera isento para julgar processos de outras áreas da gestão da Prefeitura do Recife” e que atua com independência.
Levantamento feito pelo Painel aponta também que Carlos Neves é relator de ao menos nove processos sobre a prefeitura do Recife no TCE-PE.
Um deles era, até esta quarta-feira (29), um auto de infração que apura o suposto descumprimento de obrigações da Fundação de Cultura Cidade do Recife no exercício de 2025. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, cuja titular é a esposa do conselheiro.
Após a reportagem perguntar ao TCE se o conselheiro pretendia se declarar suspeito, o site do tribunal mudou o relator do processo, agora no gabinete do conselheiro Rodrigo Novaes, que foi chefe de Milu até pouco tempo na secretaria de Turismo de Pernambuco, onde ela era diretora de marketing da Empetur.
O tribunal disse que a relatoria estava pendente de redistribuição no sistema, mas que já havia um ato formal definindo a redistribuição.









