Por Ricardo Antunes — Equivalente a 268 campos de futebol, o enorme terreno e o nada humilde castelo erguido pelo ex-deputado do DEM Edmar Moreira irão a leilão em Minas Gerais. O lance inicial é de R$ 30 milhões, informa Guilherme Amado no Metrópoles.
O Castelo Monalisa, que fica no município de São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira, possui 12 torres, 37 suítes com closets, um parque aquático, capela, lagos e uma floresta de eucaliptos e pinhos.
Os interessados tem 75 dias para registrar seus lances para o arremate da propriedade, que é avaliada atualmente em R$ 50 milhões.
A venda do Castelo, em 2009 causou uma série de conturbações na carreira política de Moreira, pois o valor da propriedade não havia sido declarado na Justiça Eleitoral. Após o episódio, o ex-deputado foi expulso do DEM e investigado por uma série de outras irregularidades.

A construção do castelo durou mais de uma década, e entre seus números astronômicos destaca-se garagem para quarenta carrosCRISE
Inflação alta e desemprego estão retirando o apoio de jovens ao Governo Federal, mostra o Ipec. Entre eleitores de 15 a 34 anos, 45% descartam apoiar a reeleição do atual presidente.
JOVENS
O baixo poder de compra e a dificuldade de conseguir trabalho formal são citados como alguns dos principais motivos.

AÇÃO
Em meio à crise, o ministro da Cidadania, João Roma, foi se encontrar com Paulo Guedes. Na visão de Roma, o fim do auxílio emergencial vai castigar milhões de brasileiros. “O seu ministério é da riqueza. O meu, da pobreza. Preciso agir”, disse ele ao ministro da Economia.
CAIU A FICHA
O ministro da Economia entendeu a preocupação do colega. Não se trata de furar o controle fiscal, mas de adotar alguma solução para evitar que os mais pobres mergulhem ainda mais na crise econômica já grave no país.
BRONCA
Marcos Pontes foi repreendido por outros ministros durante reunião no Palácio do Planalto. Na avaliação de integrantes do governo, Pontes expôs Bolsonaro ao criticar os cortes em Ciência e Tecnologia.

CANDIDATO?
Filiado ao PSL, Marcos Pontes tem sinalizado a aliados mais próximos a intenção de concorrer a deputado federal em 2022.
SOMANDO
Falando em eleições, o colunista Elio Gaspari diz que o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, pode enriquecer o debate eleitoral em 2022.
REINVENÇÃO
No entanto, com o fim da operação, a ruptura com o atual governo e os vazamentos do Intercept, “Moro precisará se reinventar”, diz o jornalista.
DESCONFIANÇA
Antes de sentar à mesa com empresários recentemente, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) andava resistente a esses encontros.

CARDÁPIO
Dizia que, diante das desconfianças do PIB em relação a Lula, os jantares de que já havia participado não davam em nada. Sentia-se pregando a convertidos. A um ano das eleições e com a boa posição do petista nas pesquisas, Haddad se animou a abrir o cardápio.
SÉRIE
A história do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues será transformada pela primeira vez em uma série documental. Em quatro capítulos, “Nelson Vezes Quatro”, do Canal Brasil, quer fazer um resgate da trajetória do escritor por meio de depoimentos e imagens de arquivo.
PRODUÇÃO
Dirigido por Claudio Manoel e Micael Langer e produzido pela Kromaki, o projeto tem gravações previstas para o primeiro semestre do ano que vem.
FOTO DO DIA:

“Trump perdeu. Chega de auditorias”, diz o outdoor gigante em Nova York, bancado por republicanos contrários ao ex-presidente dos EUA | Foto: Eduardo Munoz







