Do Estadão — A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu para o dia 25 de maio a data da eleição que escolherá seu novo presidente. A assembleia geral será às 10h30, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e contará com a possibilidade de participação remota. O pleito vai definir quem assume o comando da CBF após o afastamento de Ednaldo Rodrigues.
O médico Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol e nome forte na disputa, havia solicitado mudança da data para o dia 26, mas não foi atendido. Ele alegou conflito com jogos marcados para o domingo. Apesar disso, segue articulando sua candidatura com apoio de 19 federações estaduais.
Na disputa também está Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que lançou oficialmente sua candidatura neste sábado com apoio de 32 clubes das Séries A e B.
Além do presidente, serão eleitos oito vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal para um mandato de quatro anos. As chapas devem ser registradas até o dia 20.
Ednaldo Rodrigues foi afastado após decisão do TJ-RJ, sob investigação de fraude em sua recondução ao cargo. Apesar da reeleição unânime há menos de dois meses, ele tenta retomar o posto via STF.