Por André Beltrão – O grupo de situação, nas eleições da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), anunciou hoje, que registrou sua chapa. Ela tem o atual presidente Múcio Aguiar como candidato a reeleição e sua fiel escudeira, Andrea de Carvalho, como candidata a vice. O nome da chapa é “Barbosa Lima Sobrinho: Credibilidade e Ética”. Se ganhar as eleições para a oposição, Múcio Aguiar, vai permanecer mais de 13 anos à frente da entidade.
As eleições estão marcadas para o próximo dia 11 de novembro e a oposição tem até o dia 30 de outubro para registrar seus nomes para a disputa. Uma lista de apoios significativos também está sendo divulgada pela oposição que, no entanto, só vai anunciar sua chapa 24hs antes do próximo dia 30.
Esperto, Múcio antecipou as eleições que seriam em março do próximo ano, ferindo o estatuto da AIP. O objetivo foi tentar impedir que a oposição à sua longa gestão se organizasse para a disputa.
“Ele está cego pelo poder e aquela cadeira deve lhe dar muitas vantagens pessoais”, disse o pré-candidato da oposição, Ricardo Antunes, que tem recebido várias reclamações da postura do presidente e da falta de transparência.

Ao lado do professor, escritor, ator e ex-diretor da TV Jornal e da TV Universitária, José Mário Austregésilo, Antunes esteve na sede da entidade, na última sexta-feira (6) e fez um apelo para que o mesmo não antecipasse as eleições, mas não obteve sucesso.
Numa demonstração da forma ditatorial que exerce o poder, Múcio Aguiar, também negou acesso da oposição à lista dos dois grupos de Whatsapp da entidade com argumentos risíveis.
“A luta é desigual, mas achamos que é hora de reconstruir a AIP e devolver o protagonismo que ela já teve”, disse o professor José Mário Austregésilo.
Mesmo sem poder ter direito à voto, a chapa “Renovar para Mudar” lançou uma campanha de novos associados para a entidade.” Na verdade, a AIP envelheceu nas suas ideias e no grupo que quer se perpetuar no poder”, disse Antunes, que, no entanto, ressaltou que, passadas as eleições, todo mundo deve apoiar a entidade que tem apenas 113 associados.
“Além de ser uma vergonha mostra bem que a atual gestão não gosta de trabalhar”, Ricardo Antunes, que também ironizou o fato de na semana passada a atual gestão ter anunciado uma parceria com estudantes da universidade e um diretor regional. ” O bom é que, pelo menos, nesses 40 dias, vamos ver o presidente, que só vive no exterior usando o nome da AIP, trabalhar um pouco”, ironizou.

Veja a lista completa da chapa da situação:
- Presidente: Múcio Rodrigues Barbosa de Aguiar Neto
- Vice-presidente: Andrea de Carvalho
- Secretário: José de Aguiar Machado Filho
- Diretor Administrativo-Financeiro: Luiz Felipe Moura
- Vice-diretor Administrativo-Financeiro: Ednaldo Gomes da Silva
- Diretor de Relações Institucionais: Aimé Kyrillos Neto
- Diretor de Comunicação: Luis Boaventura de Andrade Neto
- Diretor de Promoção Cultural: Maurício F. Mellone
Conselho Fiscal:
- Jadson de Pádua Correa
- Lourivaldo Ferreira de Lima (Evaldo Ferreira)
- Eliezio Soares de Melo Junior
- Severino Ramos Silva
- Nelson José Fonsêca Falcão
- José Rodrigues Neto (Jota Neto)
Conselho de Ética e Sindicância:
- Elias Roma Filho
- Francisnaldo Gonçalves da Silva
- Joaquim Gonçalves de Freitas Júnior
- Mário Alves de Oliveira Filho
- Ricardo Tavares Nunes da Silva
- Rosa Maria Soares Bezerra
A chapa informou que contará com um Conselho Consultivo formado por 07 (sete) associados:
- Arthur Carvalho
- Gilberto Sobral
- Heleno Gouveia Filho
- Inah Torres
- Marise Rodrigues
- Mardoqueu Júlio da Silva
- Pedro Paulo









