Da Redação do Blog — O advogado Cristiano Carrilho Silveira de Medeiros, que detém a 16ª colocação, por ordem de inscrição, entre os 28 advogados listados para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), protestou, no Instagram, pelo que denuncia ser nova mudança nos critérios da ordem de listagem pela OAB-PE, que poderá passar a ser por sorteio.
“O critério de colocação é por ordem de inscrição. Tentaram mudar por ordem alfabética, voltaram para ordem de inscrição e agora ameaçam fazer a colocação por sorteio, no próximo dia 31, um fim de semana. Querem mudar a regra de novo e não vou admitir que meu número 16 seja alterado”, declarou Carrilho, que se diz “uma pessoa com presença digital”, pelos 19 mil seguidores no Instagram e 97 mil visualizações. Anunciou que, junto com outros advogados listados, tentará impedir a mudança a partir da próxima segunda-feira.
Os 28 advogados listados pela OAB-PE concorrerão à vaga do desembargador Itabira de Brito Filho, que se aposentou em maio último. A votação da lista está prevista para o dia 18 de novembro e será on line. Os advogados da OAB-PE escolherão seis entre os 28 inscritos. A lista sêxtupla será submetida à votação dos 50 desembargadores do TJPE, que reduzirão as opções para três nomes, dos quais um será indicado pela governadora Raquel Lyra.
A OAB-PE inovou, este ano, nas indicações ao TJPE, determinando que a lista sêxtupla deverá obedecer a critérios de paridade de gênero, com 50% das vagas destinadas a mulheres, e incluirá uma cota racial de 30%, reservada para advogadas e advogados negros, pretos ou pardos. Na definição da lista tripla a ser submetida à governadora, os desembargadores não têm a obrigação, contudo, de seguir critérios racial ou de gênero.
Confira o protesto do advogado Cristiano Carrilho:









