Por André Beltrão — A Polícia Civil do Estado de Pernambuco investiga a ocorrência de quatro abusos sexuais contra bebês e crianças de 1 a 3 anos matriculadas na creche do Instituto Ternura – Unidade Morro da Conceição. A unidade vem a ser uma das creches parceiras da gestão João Campos (PSB) presididas pelo candidato a vereador Ozeias Paulo da Silva (Republicanos). Financiada com recursos público, as creches são a principal bandeira eleitoral da candidatura de Ozeias nas suas redes sociais.
As denúncias abuso sexual vieram à tona em maio deste ano, poucos meses depois da inauguração da creche. Na época, a imprensa não registrou o nome do Instituto, revelado agora pelo Blog. Segundo registros da imprensa, as mães das crianças relataram que as crianças – meninos e meninas – começaram a se queixar de dor na região genital, além de apresentar comportamentos semelhantes, se negando a ir pra creche.
O primeiro caso a ser revelado foi de uma criança de três anos. Sua mãe registrou Boletim de Ocorrência e a criança fez exame de corpo de delito após a responsável ter observado que a criança estava machucada nas partes íntimas e com dificuldades para urinar. A menina teria contado, de acordo com registro da TV Tribuna, que o “tio da sala tinha mexido uma, duas, muitas vezes”.

Outro caso teria sido de uma criança com espectro autista de dois anos que passou a chorar muito para não ir para a creche. Segundo a reportagem da TV Tribuna, a Polícia Civil estaria investigando mais dois casos e a creche havia demitido o profissional.
Conforme revelou o Blog, ontem, o Instituto Ternura já recebeu R$ 2,4 milhões de recursos públicos da Prefeitura (incluindo recursos federais) para a manutenção de mais de 580 alunos nas suas unidades. Só a unidade do Morro recebeu R$ 508 mil esse ano da Prefeitura com recursos Fundeb – complementação da União.









