Por Ricardo Antunes — Como já apontado pelo blog, a prisão de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, causou uma série de rachas no partido, e uma disputa “fratricida” por poder. Algumas lideranças, como a presidente da sigla no Paraná, Marisa Lobo, tem negado a desunião, e dito que o partido está “em paz”, mas não é verdade.
Recém chegada ao PTB, a própria Marisa Lobo, deixou escapar que a legenda, sob o comando interino de Graciela Nienov, está em “pé de guerra”. Segundo Marisa Lobo, uma ala do partido ficou irritada com a presidente interina, por ceder vagas para candidaturas indicadas por Jair Bolsonaro. “Esse povo ficou desesperado e com raiva, porque não vão ter espaço e começaram a fazer um grande tumulto no PTB”, diz ela.
Segundo a paranaense, as vagas foram oferecidas com a anuência de Roberto Jefferson, para atrair Jair Bolsonaro para o PTB. No entanto, a desunião tem atrapalhado os planos de trazer o presidente da República para o partido.
As críticas mais ferozes de Marisa Lobo são em direção a filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil e do blogueiro Oswaldo Eustáquio: “Eles estão — como um bando de esquerdistas — detonando quem não concorda com eles e fazendo motim dentro do partido, de uma forma nojenta”.

Segundo ela, os dois armaram para tentar derrubar Graciela Nienov. “Ela começou de baixo, foi presidente do PTB Jovem, do PTB Mulher, foi eleita em assembleia como vice-presidente. Não tem como [tirá-la do poder] juridicamente. Então eles estão assassinando a reputação dela e de quem está perto”, argumenta.
Marisa Lobo afirma que ela também é vítima das armações do grupo: “Aqui no Paraná fica esse [Oswaldo] Eustáquio mandando todo mundo fazer matéria contra mim. Inventando coisa. Mas se inventarem alguma coisa que fira a minha dignidade, eles vão parar na cadeia”, ameaça ela, antes de concluir: “Isso não é comportamento de gente normal, de gente conservadora. É comportamento de gente ruim, gente sociopata”.
Tamanha confusão, torna a tarefa de atrair o presidente Jair Bolsonaro para o partido mais complicada. No entanto, Marisa Lobo continua confiante: “O PTB é Bolsonaro. Bolsonaro é o PTB. Quer ele venha ou não”.
IMPOSTRÔMETRO
Os brasileiros já pagaram mais de R$ 2 trilhões em impostos desde 1º de janeiro de 2021. A marca foi ultrapassada nesta quinta (14) segundo a Associação Comercial de São Paulo.

BATATA QUENTE
Impostos altos também têm impactado os preços dos combustíveis, que começam a desgastar a imagem do governo. Sabendo disso, o presidente Jair Bolsonaro decidiu “jogar a batata quente” no colo da Petrobras, afirmando a uma rádio pernambucana que tem “vontade de privatizar a empresa”, que, diga-se, é de capital misto.
PAPO FURADO
No entanto, a afirmação não passa de “balela”. O presidente não quer vender a Petrobras, o Banco do Brasil, nem a Caixa Econômica Federal. Ex-secretários do ministro Paulo Guedes, como Salim Mattar, se demitiram justamente porque não tiveram liberdade para isso.
REINVINDICAÇÕES
O PSB estabeleceu duas condições para apoiar a candidatura de Lula à Presidência da República. Ou o PT trabalha para ajudar governadores socialistas em determinados estados ou o PSB fica com a vice na chapa do ex-presidente.

JOGO DURO
Se ficar com a segunda condição, Lula não terá direito a escolher o nome para compor a chapa. Igualmente difícil é o suporte que o PT teria de dar ao partido de Carlos Siqueira. O PSB quer se manter no poder em Pernambuco e no Espírito Santo e almeja os Executivos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e o de São Paulo.
TROCA DAS CADEIRAS
João Roberto Marinho será o novo presidente do Grupo Globo e Paulo Marinho assumirá a presidência da Globo. Os dois substituirão Jorge Nóbrega, a partir de fevereiro de 2022.
NOVOS TEMPOS
A substituição, planejada já há algum tempo, faz parte da jornada de profunda transformação digital da empresa, que foi iniciada por Nóbrega em setembro de 2018 e que estará a cargo de Paulo Marinho a partir do ano que vem.
ARTE
O quadro “Menina com Balão” de Banksy, que foi parcialmente autodestruído em um leilão em Londres há três anos, foi vendido nesta quinta-feira (14) por 18,6 milhões de libras, cerca de R$ 140 milhões de reais, um recorde para o artista britânico.

HISTÓRIA
O famoso artista de rua, cuja identidade permanece um mistério, surpreendeu o mundo naquele leilão. Assim que o martelo foi batido ao lance mais elevado, um mecanismo escondido na moldura destruiu a parte inferior da tela, que representa uma menina soltando um balão em forma de coração.
VISITA
A pouco menos de um ano para as eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro deve visitar, na próxima semana, cidades em Minas Gerais e em ao menos três estados do Nordeste.
PREVISÃO
Ele deve ir a Minas Gerais na segunda-feira (18/10); ao Ceará na quarta-feira (20/10); e a Paraíba e Pernambuco na quinta-feira (21/10).
FOTO DO DIA:
