Da Redação do Blog – A Diocese de Nazaré da Mata está em crise. Padres denunciam graves irregularidades financeiras e o comportamento rude do Bispo Dom Francisco Lucena. Segundo relatos, o bispo instalou energia solar sem transparência nos custos, utilizando uma empresa de seu sobrinho, a Centrysol.
Além disso, ele não presta contas de valores recebidos das crismas, obras de vocações sacerdotais, e reformas do centro pastoral em Carpina e da casa de retiro dos padres idosos.
Segundo relatos, há oito anos, Dom Lucena não apresenta prestação de contas da diocese. Padres também afirmam que campanhas de fraternidade e outros recursos nunca foram esclarecidos.
A situação piora com o tratamento rude do bispo, que em reuniões, diz não confiar nem na própria mãe, causando tristeza e desânimo entre os padres. Um caso extremo resultou no suicídio do Padre Geraldo, em 1º de fevereiro de 2022, em Surubim. Algumas pessoas próximas à diocese acreditam que o incidente possa estar ligado ao estresse e falta de apoio do bispo.
Com tamanha crise, diversos padres estão pedindo transparência e humanização na administração da diocese.