EXCLUSIVO, Por Luiz Roberto Marinho – Duas advogadas foram presas na Operação deflagrada pela Polícia Civil, hoje (02), em Caruaru. O blog apurou com exclusividade que uma delas chama-se Edjane Silva Monteiro, de 57 anos. O nome da outra advogada alvo da ação — que investiga desvios de recursos de emendas impositivas dos vereadores de Ipojuca — ainda não foi identificado.
Edjane reagiu à ordem de prisão, xingando o delegado Ney Luiz, titular da Delegacia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul, que comandou a Operação Alvitre. “Safado”, disparou, acusando o delegado de extorsão e de “vender” processos. Ela passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (3).

Presidente da ONG Instituto Rede Vhida, Edjane Silva Monteiro apresentou em março último à Secretaria de Saúde de Ipojuca o projeto Preamar, destinado a capacitar profissionais de saúde mental e identificar usuários com necessidades de tratamento por dependência de álcool e drogas. A apresentação foi registrada no site da ONG. O Instituto de Gestão em Políticas Públicas do Nordeste – IGPN também é um dos investigados na Operação da Polícia Civil de Pernambuco.
As investigações que resultaram na Operação Alvitre descobriram que uma das instituições fantasmas beneficiadas por emendas parlamentares impositivas da Câmara Municipal de Ipojuca era um galpão fechado, com placa de “Aluga-se”, que funcionava como depósito de uma madeireira.
Parte dos R$ 39,6 milhões de emendas impositivas dos vereadores de Ipojuca executadas entre 2022 e 2024 foi aplicada ilegalmente por meio dos Termos de Fomento, usados para dar aparência de legalidade às destinações, constatou a polícia.
Segundo as investigações, a quadrilha que atuava no desvio das emendas era extremamente organizada, com divisão de tarefas. Havia o Núcleo de Liderança e Estratégia, responsável por selecionar os CNPJs a serem beneficiados, fazer as alterações estatutárias e articular as parcerias fraudulentas. Completavam a estrutura o Núcleo Operacional e o Núcleo de Facilitação, encarregado de ocultar os verdadeiros beneficiários e os operadores do esquema.









