Do Boatos.org — O festival Lollapalooza, que foi realizado no último fim de semana (25, 26 e 27 de março) em São Paulo, teve, além da música (e da tristeza, com a morte do baterista Taylor Hawkings, do Foo Fighters), polêmica. Depois de artistas se manifestarem a favor de Lula (que é pré-candidato à Presidência da República) e contra o presidente Jair Bolsonaro, o PL (partido do presidente) teve um pedido para proibir manifestações políticas por parte de artistas acatado pelo TSE em decisão limitar. A decisão do TSE gerou polêmica e foi entendida por alguns como censura.
No meio deste quadro, uma suposta foto de Anitta (que se manifestou contra a decisão e ainda falou um “fora, Bolsonaro” no último fim de semana) e de Pabllo Vittar (que posou com uma bandeira de Lula durante o festival) começou a viralizar como se fosse do festival.
A imagem mostra Anitta supostamente lambendo o traseiro de Pabllo Vittar durante o Lollapalooza. Junto à imagem, há mensagens que falam, ainda que tribunais como o TSE, TSJ e STF apoiam manifestações de “Fora, Bolsonaro” de ambas. Leia algumas da mensagens que circulam online:

Anitta lambendo o traseiro de Pablo Vittar no Festival Lollapalooza. Esses são os que gritam Fora Bolsonaro e influenciam os adolescentes a tirarem seus títulos. E são suportados pelo TSE, TSJ e STF. Versão 2: Esses são os que gritam contra o presidente: Anita “saboreando” Pablo Vitar. Versão 3: Anitta lambendo o traseiro de Pablo Vittar no festival. Esses são os que gritam Fora Bolsonaro e influenciam os adolescentes a tirarem seus títulos. E são repostados pelo TSE e TRJ.
A mensagem não demorou a se espalhar entre grupos bolsonaristas nas redes sociais. Só que, apesar de a foto ser real, não se trata de Anitta “lambendo o traseiro de Pabllo Vittar” tampouco a imagem é do Lollapalooza.
O primeiro erro está no evento em questão. A foto não é do festival Lollapalooza. A imagem é do Bloco da Anitta durante o carnaval de 2020. O segundo erro estão nos personagens da imagem. Anitta não está com Pabllo Vittar. Na realidade, quem está na foto é a cantora Luísa Sonza e a MC Rebecca.
O terceiro erro está na informação que “Anitta lambeu o traseiro”. Como é possível ver nesta matéria que tem o vídeo, o que houve foi uma simulação. Se foi de bom gosto, você vai falar (mas não foi uma “lambida” propriamente dita)
Vale apontar, ainda, que a mensagem reforça uma outra fake news já desmentida aqui no Boatos.org. Ao contrário do que diz o texto, o TSE, TSJ (seja lá que tribunal é esse), STF e TRJ (também seja lá o que for) não estão repostando o “Fora Bolsonaro” da Anitta. Isso foi desmentido, com mais detalhes, neste texto.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que Anitta lambeu o traseiro de Pabllo Vittar durante o Lollapalooza. Não foi uma “lambida” (e se fosse, a boca não é sua e você não tem que se meter), não foi no Lollapalooza e não era Pabllo Vittar ou Anitta na performance.