Por Clarissa Góes, da TV Globo — A Arena de Pernambuco completa 10 anos, nesta segunda (22). A construção do estádio que sediou jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 custou mais de R$ 740 milhões. O projeto do governo de Pernambuco incluía a “Cidade da Copa”, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, mas ela não saiu do papel
“Naquele formato e modelo, não [será retomado o projeto da Cidade da Copa]. Houve um erro de concepção, ele não foi concluído. Passou a Copa e ficou só o estádio”, disse o secretário no Bom Dia Pernambuco.

Custos para manter a arena
“É visível que tem vários erros na concepção inicial do projeto, inclusive no seu financiamento, porque não era para a gente estar pagando essa conta agora”, disse Daniel Coelho.

“Não faz sentido o metrô deixar aqueles que vão à arena a mais de um quilômetro de lá. Só de pensar em retomar uma obra dessa, e com a própria demanda que o nosso metrô normalmente já tem, não é algo que a gente prevê acontecendo rapidamente”, declarou o secretário.
Iniciativas para ocupar a arena
“Vai ser um programa de alto rendimento para estudantes de escola pública. Temos um espaço parecido, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, mas é na Zona Sul do Recife”, disse Daniel Coelho.
Parcerias com prefeituras
“Para que a arena não seja só esse palco para grandes eventos, mas, também, que ela seja palco de um lugar onde a gente possa transformar vidas. Não faz sentido um equipamento público sem impacto social”, afirmou.
Próximos eventos e atividades na arena
Problemas de segurança
Uma das soluções de mobilidade propostas na época da construção do estádio, era a criação do Ramal da Copa, que ligaria as cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. A equipe da TV Globo esteve no local e constou que a pista está cheia de buracos e alguns postes de iluminação pública foram roubados.
Motoristas que transitam pela área também afirmam que o trecho da BR-408 em Camaragibe está no escuro, deixando a sensação de insegurança, já que assaltos são comuns no local.
Respostas
Sobre a insegurança nessa área, a Polícia Militar (PM) afirmou que o policiamento no entorno da arena é realizado por equipes táticas e motopatrulhamento, que fazem rondas e abordagens;
A PM também reforçou a importância de ligar para a polícia, pelo 190, em casos de assaltos, e de registrar boletim de ocorrência na delegacia.
A prefeitura de São Lourenço da Mata disse que a capinação de entulhos no entorno da arena está incluída na programação da Diretoria de Limpeza Urbana da cidade, mas não deu um prazo para realizar esse serviço;
A gestão municipal também disse que os roubos de lâmpadas e outros equipamentos prejudicam a iluminação no local e anunciou que está finalizando um projeto para restabelecer a iluminação pública no entorno da arena.
A TV Globo também entrou em contato com a prefeitura de Camaragibe para saber sobre a capinação nas estradas e a falta de iluminação entre a BR-408 e o bairro de Santa Mônica, mas não obteve respostas até a última atualização desta reportagem.









