Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Brasil

Em São Paulo já são 26,8 mil mortes e a quase 700 mil casos de coronavírus

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
17/08/2020 - 19:23
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Do G1 — O estado de São Paulo registrou 72 novas mortes por coronavírus em 24 horas neste domingo (16), chegando ao total de 26.852 desde o início da pandemia. Na última quinta-feira (13), o governo de São Paulo mudou o critério para a contagem de mortos e foram acrescentados aos valores do dia 221 óbitos que ocorreram no decorrer da pandemia e que, por conta de novas diretrizes do Ministério da Saúde, foram incluídos no balanço do estado apenas nesta quinta.

 

Também foram registrados neste domingo 2.113 novos casos em 24 horas, o que eleva o total de confirmações no estado para 699.643. O número inclui resultados positivos em exames laboratoriais para Covid-19, tanto do tipo rápido, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto do tipo que analisa a presença do vírus no organismo – o chamado exame RT-PCR.

As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras.

O vice-governador Rodrigo Garcia afirmou em coletiva de imprensa na sexta-feira (14) que o estado alcançou a menor taxa de ocupação de leitos de UTI desde o início da pandemia, com 57,8%. Neste domingo o índice de ocupação de UTIs era ainda menor, de 57,4%.

O governador João Doria (PSDB) está em isolamento em casa, devido ao diagnóstico positivo da Covid-19.

Nenhuma região do estado foi rebaixada na classificação do Plano São Paulo de reabertura da economia nesta sexta-feira devido a piora nos indicadores de saúde. Uma mudança recente nos critérios de taxa de ocupação de UTI e margem de erro nos indicadores da pandemia facilitou o avanço de nove regiões para a fase amarela na última reclassificação.

Mudanças na contagem de mortes

Nesta sexta-feira, o secretário executivo do Comitê de Contingência do estado, João Gabbardo, afirmou que a mudança de critério pode refletir em aumento nas notificações futuras.

Segundo informou a Secretaria Estadual da Saúde na quinta-feira, ocorreram mudanças no Guia de Vigilância do Ministério da Saúde e, agora, os casos e mortes por coronavírus poderão ser também confirmados por critério clínico-imagem, ou seja, por meio de exames de imagem que apontam alterações típicas da Covid-19 no organismo. Até então, os dados do estado contabilizavam apenas diagnósticos laboratoriais, segundo a secretaria.

“Esses casos [incluídos na quinta] são do já passado, mas isso vai refletir no futuro, porque futuramente os pacientes que não vinham tendo casos confirmados por falta do exame laboratorial a partir de agora eles poderão ser confirmados. Então nós temos uma expectativa que haja um acrescimento que não é tão significativo, nos próximos dias, no número de óbitos”, disse Gabbardo.

O secretário considera a orientação do Ministério da Saúde para diagnóstico clínico positiva. “A mudança que o Ministério da Saúde fez nós consideramos positiva. Porque muitas vezes o diagnóstico pode ser confirmado pela avaliação clínica, pelo contato que teve com o paciente confirmado, pela imagem radiológica. E pode muitas vezes o exame não ter dado positivo. É muito comum toda a situação clínica apontar para um caso de covid, faz a coleta e dá negativo. A coleta desse exame e a tecnologia desse exame é muito complexa”, afirmou.

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e corrige as diferenças das notificações, é de 252 óbitos por dia. O índice está acima de 200 mortes por dia há 80 dias consecutivos no estado.

A estabilidade de mortes em um valor tão alto é chamada de platô e preocupa especialistas. Cinco meses após o registro da primeira morte, o estado de São Paulo ultrapassou no último sábado a marca de 25 mil vítimas pela Covid-19, o que representa um quarto do total do país.

Perfil da mortalidade

Entre as vítimas fatais estão 15.506 homens e 11.346 mulheres.

Entre as vítimas fatais estão 15.506 homens e 11.346 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 75,6% das mortes.

Observando faixas etárias, nota-se que a mortalidade é maior entre 70 e 79 anos (6.733), seguida pelas faixas de 60 a 69 anos (6.604) e 80 e 89 anos (5.438). Entre as demais faixas estão os: menores de 10 anos (37), 10 a 19 anos (48), 20 a 29 anos (219), 30 a 39 anos (808), 40 a 49 anos (1.809), 50 a 59 anos (3.655) e maiores de 90 anos (1.801).

Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (59% dos óbitos), diabetes mellitus (43,3%), doenças neurológicas (10,8%) e renal (9,5%), pneumopatia (8,1%). Outros fatores identificados são obesidade (7,3%), imunodepressão (5,7%), asma (3,1%), doenças hepáticas (2,1%) e hematológica (1,9%), Síndrome de Down (0,5%), puerpério (0,1%) e gestação (0,1%). Esses fatores de risco foram identificados em 21.469 pessoas que faleceram por Covid-19 (80%).

‘Pente-fino’ nas mortes suspeitas

No início de agosto, o Ministério da Saúde publicou uma atualização do guia da vigilância sanitária, permitindo que as mortes suspeitas de Covid-19 que não tinham diagnóstico laboratorial fossem confirmadas por meio de exames de imagem. Com a mudança, agora podem ser confirmadas mortes pelo critério “clínico de imagem”, o que inclui pacientes diagnosticados por exames de tomografia nos quais há indícios claros da doença.

Segundo a pasta, foram encontradas 221 mortes confirmadas por critério de imagem durante essa reavaliação de óbitos sem diagnóstico definitivo.

No início de abril, quando a orientação do Ministério da Saúde era fazer exames laboratoriais para coronavírus apenas em pacientes graves, o ministério já aceitava notificações da doença com base em diagnósticos clínico-epidemiológicos, ou seja, sem a necessidade de teste, segundo descrito em seu próprio site. Apesar disso, funcionários de unidades de saúde de SP afirmaram à reportagem, na época, que eram orientados a não notificar em sistema os casos sem exame laboratorial.

No início de agosto, o Ministério da Saúde publicou uma atualização do guia da vigilância sanitária, permitindo que as mortes suspeitas de Covid-19 que não tinham diagnóstico laboratorial fossem confirmadas por meio de exames de imagem.

No site do Ministério da Saúde há hoje três tipos de confirmação de Covid-19:

  • Por critério clínico: Caso com confirmação clínica, ou seja, com exame laboratorial, associado a disfunção olfativa ou gustatória aguda (perda de olfato ou paladar) sem outra causa.
  • Por critério clínico-epidemiológico: Caso com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas, com caso confirmado para Covid-19.
  • Por critério clinico-imagem: Caso ou óbito em que não foi possível confirmar a Covid-19 por critério laboratorial e que tenha alterações no exame de tomografia.

Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Daniel Coelho celebra recorde em licenciamento ambiental de Pernambuco

Crédito/Foto: Tarciso Augusto/ GCom
José de Anchieta, Presidente da CPRH e Daniel Coelho, Secretário de Meio Ambiente

Com Informações da Assessoria - O secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, destacou o desempenho histórico no licenciamento ambiental em Pernambuco,...

Leia MaisDetails

PF investiga assessor de Kassab por fraudes em prefeituras

Mario Botion e Gilberto Kassab (PSD)

Da Folha de SP - Um assessor de Gilberto Kassab (PSD), secretário de Governo da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (12) contra fraudes em licitações...

Leia MaisDetails

Na COP, Janja visita estúdio de TV e faz piada sobre coxinha

Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil

Do UOL - Janja da Silva, mulher do presidente Lula, passou em frente a estandes da imprensa na COP30, em Belém, e decidiu provocar. "Já compraram coxinha?", ela...

Leia MaisDetails

Ministro autoriza derrubada de área verde para construção de posto de combustível

Celso Sabino
Ministro do Turismo do Brasil

DO UOL - Próximo à entrada do aeroporto internacional de Belém, uma área verde deu lugar a um clarão no ano da COP30 (Conferência do Clima), sediada na...

Leia MaisDetails

Caminhão com suspeita de bomba interdita o Rodoanel no sentido Dutra

Motorista foi encontrado amarrado ao lado de artefatos, supostamente bombas

Do UOL - Uma carreta atravessada no km 44 do Rodoanel, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, causa ao menos 15 quilômetros de congestionamento no sentido...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

"Operação Além-Mar" investiga esquema de Tráfico Internacional de Drogas e Lavagem de Dinheiro

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?