Da Redação do Blog – A Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) não informou, até agora, os gastos com a grande promoção “Pernambuco Meu País no Carnaval”, realizada domingo (16), em São Paulo, para atrair os turistas paulistas ao carnaval pernambucano.
A Secretaria de Turismo disse desconhecer os valores, justificando que o evento foi integralmente organizado e custeado pela Empetur. O insólito é que a Empetur é uma empresa, em tese, subordinada ao Secretário de Turismo, Paulo Nery .
Levando-se em conta os cachês dos artistas e os custos de transporte e hospedagem dos participantes do desfile na Avenida `Paulista, estima-se que o custo da farra tenha sido superiores a R$ 1 milhão.
O evento teve shows no Parque Burle Marx, entre outros, de Alceu Valença, Duda Beat e Romero Ferro, e vídeo com o pernambucano Gil do Vigor ao lado da governadora Raquel Lyra e de um dos filhos dela, Fernando. Os cachês de Alceu e Gil do Vigor não são baixos. O cantor cobra R$ 200 mil, em média, dependendo da duração e do local da apresentação, passagens e hospedagem não incluídas.
Houve desfile, ao som de frevo ao vivo, de réplica do Galo da Madrugada, bonecos gigantes, maracatus e caboclinhos na Avenida Paulista, entre o Instituto Moreira Salles e o shopping Cidade de São Paulo. A avenida é fechada ao trânsito nos domingos e feriados.

Raquel Lyra, que foi a São Paulo também para uma entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, até empunhou o estandarte do evento no desfile da Avenida Paulista, brincando que era muita responsabilidade e que suportava o peso do estandarte.
Nas redes sociais, não faltaram críticas à cara propaganda do governo estadual em São Paulo. “Enquanto isso, o estado precisa do essencial”, registrou uma internauta. “Aproveita e fica por aí”, reagiu outro, enquanto um terceiro internauta escreveu: “Lá ela pode ser governadora, porque aqui é de mau a pior”.
Para uma governadora que prega transparência, e quer se colocar como antítese do prefeito João Campos (PSB) que adora uma festa, seria bom recomendar ao presidente da Empetur, Eduardo Loyo, que nao escondesse os números da imprensa.
Até porque a gente vai saber de tudo e contar, amanhã (18), para nossos leitores.









