Por Luiz Roberto Marinho — A Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) não quis revelar quanto gastou em projeto intermediado em janeiro de 2023 pelo empresário Rodrigo Carvalheira, preso ontem por acusação de estupro.
A Empetur confirma haver contratado com o empresário Álvaro Garnero reportagem sobre pontos turísticos de Pernambuco no seu programa 50 por 1, exibido na TV Record, mas indagada pelo Blog, silenciou sobre o valor do contrato. O fato mostra que a transparência nos gastos públicos só vale mesmo para os adversários políticos.
Tanto Daniel Coelho, Secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, quanto Eduardo Loyo, presidente do órgão, são amigos pessoais de Rodrigo Carvalheira e já tiveram alguns negócios na iniciativa privada.
A audiência sobre o projeto de Garnero ocorreu em 5 de janeiro de 2023, apenas três dias após as posses do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e do secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.

Em nota, a Empetur diz que a audiência “aconteceu no período em que Rodrigo ocupava o cargo de secretário de Turismo de São José da Coroa Grande” e que ele foi “recebido juntamente com o apresentador Álvaro Garnero, que estava em Pernambuco fazendo cobertura de diversos destinos turísticos do Estado”.
A fotografia da audiência, postada pelo Blog Ponto de Vista no mesmo dia 5 de janeiro em que ela ocorreu, mostra, sorridentes, além de Carvalheira, Garnero, Loyo e Daniel Coelho.
A Empetur informa, em uma segunda nota ao Blog, que o programa 50 por 1 com reportagem sobre pontos turísticos de Pernambuco foi divulgado no Instagram e no YouTube. Confirma que as gravações foram feitas em março de 2023 por Garnero.

INTIMIDADE
Rodrigo Carvalheira foi nomeado, em 3 de março de 2020, por indicação do então deputado federal Daniel Coelho, como secretário de Relações Institucionais de São José da Coroa Grande.
Passou dois anos e meio no cargo. Um dia após a posse de Daniel Coelho na Secretaria de Turismo, em 3 de janeiro de 2023 – dois dias antes, portanto, da audiência na Empetur com Álvaro Garnero – Carvalheira foi indicado para a Secretaria de Turismo do município do litoral sul.
Foi na qualidade de secretário de Relações Institucionais de São José da Coroa Grande que o empresário preso por acusação de estupro levou Álvaro Garnero a uma audiência no Palácio do Campo das Princesas, em 22 de janeiro de 2021, com o então governador Paulo Câmara (PSB).

Sai governo, entra governo, e Rodrigo Carvalheira continuava circulando pela alta cúpula política pernambucana, como demonstram fotos dele com a governadora Raquel Lyra, sucessora de Paulo Câmara.
Eduardo Loyo e Daniel Coelho mostram a que ponto chega o compromisso da gestão de Raquel Lyra com a transparência. Será que ela está sabendo disso?