Por Ricardo Antunes — Com a melhor cobertura da acirrada eleição da OAB PE e dos seus desdobramentos, nosso Blog recebeu mais documentos que reforçam a suspeita de irregularidades no pleito. Desta vez, um áudio que comprova que o próprio presidente do Órgão, Bruno Baptista, arregaçou as mangas e também conversou com os candidatos às bolsas de pós graduação informando que os jovens advogados foram contemplados pelo benefício de R$ 4.356,00 mensal.
A prova será anexada aos autos do processo que a chapa de oposição Renova OAB, do candidato Almir Reis, dará entrada hoje na Comissão Eleitoral da OAB questionando a lisura da disputa. Caso a denúncia não seja aceita, eles recorrerão nas instâncias federais.

Na ligação a que tivemos acesso e que você pode acompanhar no vídeo, uma secretária liga para o candidato e após um primeiro contato transfere a ligação para Bruno Baptista, que informa da contemplação do benefício. Outras ligações foram feitas por Diretores da OAB para uma média de 2.000 jovens advogados pleiteantes, sempre com a informação de que em breve receberiam um e-mail com mais detalhes sobre a bolsa.
De acordo com o edital do programa, o resultado final só seria divulgado após no dia 6 de dezembro, ou seja, mais de quinze dias após as eleições para não interferir no processo eleitoral. Como a diferença na votação entre os dois postulantes foi de apenas 213 votos (mais ou menos 1% do total), este fato, por si só, já põe em cheque o resultado do pleito, segundo os advogados do jurídico da chapa Renova OAB.
Veja o vídeo:
https://youtu.be/SF7BUM2ATOo







