Com informações da Assessoria de Imprensa — Desde que começou a ser implantada no Recife, em 2013, a Faixa Azul tem gerado questionamentos por parte de usuários do sistema de táxi. Isso porque, nos 40 quilômetros implantados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), só podem circular ônibus e táxis da cidade. Ou seja, os taxistas de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e outros municípios não podem utilizar a pista exclusiva.
O site da CTTU é claro ao definir que: “a Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Além dos ônibus, os táxis do município do Recife também têm acesso aos corredores. Os demais veículos só podem acessá-la quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita”.
Muitos usuários têm questionado a Prefeitura alegando “falta de isonomia” com a população de outros municípios. Segundo informações da categoria, são mais de 10 mil taxistas fora do Recife que invariavelmente passam pelo município, mas não podem desviar do trânsito, mesmo que com passageiro. O grupo tem se juntado buscando apelar à CTTU e à gestão do Recife para tentar modificar a atual situação.