Do Blog de Jamildo — O ex-secretário de Saúde do Estado Guilherme Robalinho faleceu, nesta madrugada, no Hospital Português, no Recife, depois de um longo período de internação. Robalinho também foi secretário de Saúde do Recife, sempre ao lado de Jarbas Vasconcelos. O velório do médico será na capela do Hospital Português das 10 horas até as 15 horas. O corpo do ex-secretário será cremado no Morada da Paz, em Paulista, às 16 horas.
Era um grande profissional de saúde e uma incrível figura humana. Guilherme Robalinho também foi gerente médico do Hospital Português, onde se dedicou atualmente a novos pioneirismo.
Em 2012, ele era médico do senador Jarbas Vasconcelos, tranquilizando sobre a saúde de Jarbas quando o ex-governador foi submetido a cirurgia cardíaca em São Paulo.
“Esses sintomas também podem estar relacionados com o sofrimento de coronária. No cateterismo ele apresentou duas lesões no coração, que funciona perfeitamente bem. A melhor opção é a colocação de duas pontes mamárias. Elas passarão perto do coração, mas é uma cirurgia cardíaca das mais simples”, avisou, na época o médico. Sobre o humor de Jarbas, Robalinho disse que ele estava tranquilo, só foi pego de surpresa.
“Ele não estava esperando que o cateterismo desse uma indicação cirurgica. E após o resultado ele precisou ficar 6 horas com a perna imobilizada. E você conhece o humor de Jarbas como é que é.” Sobre as recomendações para o pós-cirurgia, o médico brincou. “Ele já assumiu o compromisso de parar definitivamente de fumar. Mas vai poder continuar comendo o cozido no fim de semana, tomando uma cachacinha. Mas sem extraqvagância durante a semana.” Jarbas voltou a fumar inveteradamente, recentemente.

Aventura no PPS de Raul Julgmann
Em janeiro de 2020, Robalinho aventurou-se na política. Na sede do PMN, no bairro de Santo Antônio, o PPS e o PMN decidiram apresentar o nome do ex-secretário de Saúde da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, Guilherme Robalinho, como candidato ao Senado. A reunião serviu ainda para preparar os pré-candidatos dos dois partidos para a campanha eleitoral daquele ano.
O evento contou com a presença dos presidentes estaduais do PPS e do PMN, respectivamente, deputado federal Raul Jungmann e o empresário Silvio Barbosa. O encontro definiu então que os dois partidos deveriam formar uma coligação própria na chapa proporcional para deputado estadual. Vejam só, o encontro discutiu ainda uma aliança com o Partido Social Liberal – PSL, do
empresário Luciano Bivar.
Cerca de 100 pessoas marcaram presença no ato, com 54 pré-candidatos a deputado estadual e 27 para deputado federal. No evento, o deputado Raul Jungmann dizia que a oposição começa a crescer
em torno das suas principais lideranças, como Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel, Sérgio Guerra e Guilherme Robalinho. “Hoje o governo Lula está no auge, e Eduardo Campos está na frente nas
pesquisas, mas com Jarbas candidato e o palanque montado, teremos condições de virar esse jogo”, afirmava Jungmann.