Por Danilo Duarte – Dois dos empresários presos na operação deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (20), no grande Recife, têm ligação com o deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP). Ele é casado com Andrezza Guerra, que é filha do empresário José Lindinaldo de Andrade Guerra, e irmã de Paulo Henrique Rabello Guerra, donos da Sideral Veículos. A empresa foi alvo de busca e apreensão, na ação que investiga lavagem de dinheiro.
Nas redes sociais, as famílias costumam aparecer bastante unidas, inclusive em eventos sociais e viagens internacionais, ostentando glamour e uma vida bastante tranquila. Porém, o histórico de problemas com a justiça envolvendo as duas famílias não é de hoje.
Claudiano Martins, o sogro de Andrezza, é um político conhecido no Agreste pernambucano. Ele já foi vereador, deputado estadual e prefeito da cidade de Itaíba, a 329 km do Recife. Em 2014, Claudiano Martins foi condenado por desvio de verbas de um convênio feito com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Antes disso, o ex-prefeito de Itaíba já tinha sido condenado a 13 anos e dois meses de prisão, além de perda de aptidão a cargos e funções públicas pelo prazo de cinco anos. Ele teria desviado mais de R$ 1,5 milhões vindos de cinco ministérios federais, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

Outros processos
Em outro processo, ele e o também ex-prefeito Brás José Nemézio Silva foram condenados por improbidade administrativa e tinham que devolver aproximadamente R$ 1,43 milhão aos cofres públicos. Neste, segundo matéria publicada pelo G1, em 09/12/2014, ambos foram condenados ainda à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por dez anos e ao pagamento de multa civil, além de terem sido proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios igualmente por dez anos. Conforme informou, na época, a assessoria do Ministério Público Federal.
Os dois processos correspondem ao mesmo crime, sendo que um é de esfera penal e outro cível, respectivamente.









